EQUIPE DO NASF PROSSEGUE COM AÇÕES DO PROGRAMA HIPERDIA, EM ALTO DO RODRIGUES

A equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), deu prosseguimento nesta quarta-feira (3) as ações do Programa Hiperdia, elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reestruturar o atendimento aos portadores de Hipertensão e Diabetes, proporcionando um atendimento resolutivo e de qualidade na rede pública de serviços de saúde.

A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria municipal de saúde, convidou os usuários do servido público de saúde municipal que sofrem de hipertensão ou com problemas de diabetes, para participar dessas ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvida pela equipe do Nasf que é composta por fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, psicóloga, entre outros.



Antes de ouvir as orientações sobre os cuidados com a alimentação, a importância do exercício físico para manter a saúde em dia, e de participar de dinâmicas que ajudam a melhorar o comportamento e o relacionamento interpessoal, os usuários presentes na unidade de saúde receberam atendimentos básicos de aferição da pressão arterial e glicemia.

Assuntos como o controle do sal e do açúcar na alimentação, os problemas causados pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, entre outros, foram tratados pelos profissionais da equipe do Nasf de forma minuciosa a fim de facilitar o entendimento dos usuários presentes.
O programa contempla também um horário especial dedicado a prática de atividades físicas orientada pelo educador físico do Nasf, Thomas Magnum, que acontecem nas segundas e quintas-feiras, no ginásio municipal de esportes.