BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES ATINGE 70% DA CAPACIDADE


A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, atingiu 70,46% da sua capacidade de armazenamento nesta segunda-feira (8), conforme levantamento do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR). O maior reservatório do Rio Grande do Norte acumula 1,672 bilhão m³ de água, dos cerca de 2,4 bilhões m³ possíveis. O manancial não alcança sua capacidade total desde 2011.


Nos últimos três dias, desde sexta-feira (5), a barragem registrou aumento de, aproximadamente, 44 milhões m³ de água. O montante é igual à capacidade total do açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, em Acari, que iniciou sangria pela primeira vez em 13 anos na semana passada.
A barragem de Santa Cruz do Apodi, segunda maior do Estado, também teve aumento da sua capacidade e chegou aos 74,01%. O volume atual é superior aos 443 milhões m³. O Igarn tem divulgado um aumento das cheias nos reservatórios do interior do Estado.

Ao todo, os reservatórios do Rio Grande do Norte tem volume atual equivalente a 66,6% da sua capacidade total, segundo levantamento do SAR, que pertence à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).ento, bem como direcionando o paciente para o hospital de referência mais próximo para prosseguir com o atendimento necessário.

Os números para contato estão disponíveis para a população esclarecer dúvidas. Os telefones são 3232-4295, 98125-1247 e 98803-4140 (WhatsApp). Os serviços estão disponíveis 24h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta segunda-feira (8), alerta de chuvas intensas para 42 municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão, há possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). O alerta (amarelo) é válido até às 10h, desta terça (9).

De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet aconselha que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.