FESTIVAL PINGO DA MEI DIA ENTRA PARA O CALENDÁRIO TURÍSTICO OFICIAL DO BRASIL


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, nesta terça-feira 2, o projeto que inclui o festival Pingo da Mei Dia, realizado em Mossoró desde 2009, no Rio Grande do Norte, no calendário turístico oficial do Brasil. Agora, a proposta segue para sanção presidencial.


O projeto foi inicialmente apresentado na Câmara dos Deputados pelo ex-deputado federal Paulinho Freire (União-RN) e, no Senado, recebeu parecer favorável lido pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). A análise da comissão foi terminativa, dispensando votação em plenário.

O Pingo da Mei Dia acontece todo mês de junho, abrindo o ciclo junino de Mossoró, e mistura trios elétricos com forró tradicional. Em 2025, o evento atraiu cerca de 250 mil pessoas e também contou com barracas de comidas típicas, reforçando a importância cultural e econômica da festa para a região.
Patrimônio cultural e turístico do RN

O Governo do Estado sancionou no dia 12 de agosto a Lei nº 12.392, que declara o Pingo da Mei Dia como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Rio Grande do Norte. A medida foi assinada pela governadora Fátima Bezerra e entrou em vigor na mesma data.