PROVA DO ENEM SERÁ APLICADA EM UM MÊS EM TODO O PAÍS


Falta um mês para a aplicação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 9 e 16 de novembro. Excepcionalmente, em três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba —, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para o período de 10 a 21 de novembro.

As provas serão aplicadas em 1.804 municípios de todo o país. O local de prova de cada participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado pelo Inep em data ainda a ser divulgada.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2025 contará com quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, 9 de novembro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões e redigir o texto. Serão avaliadas as áreas de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). No segundo dia, 16 de novembro, com duração total de 5 horas, as provas abrangerão as áreas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

A redação, que vale de 0 a 1.000 pontos, é uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos. Para auxiliar na preparação, o Inep publicou a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante, que apresenta os critérios de avaliação e exemplos comentados de textos que obtiveram notas altas no Enem 2024.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Os resultados podem ser utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2025, o Enem voltará a permitir também a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência.

Criado em 1998, o Enem nasceu com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, antes de ser usado para o ingresso no Ensino Superior.