NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES – NUCA É INSTALADO EM ALTO DO RODRIGUES

  

Geralmente, o ápice do exercício da participação cidadã e da democracia na adolescência é quando o jovem, já com 16 ou 17 anos, entra numa seção eleitoral para votar. Este momento é popularmente conhecido como a “festa da democracia”. A boa notícia é que o município de Alto do Rodrigues, os adolescentes ganharam na noite desta quinta-feira (07), mais um espaço, além da seção eleitoral, para fazerem essa festa. Trata-se do Núcleo de Cidadania e Participação dos Adolescentes (NUCA), estratégia obrigatória na luta pela obtenção do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”.

A mesa foi formada pela vice prefeita Emília Patrícia, o secretário de comunicação Abelardo Neto, ambos representando o prefeito Abelardo Rodrigues que devido a compromisso de sua agenda não participou do evento, além dos vereadores Zé Pedro e Zé de Zeca, da secretária de Assistência Social Francleide Campos, da Secretária adjunta de Educação Francinalda Ambrósio, do articulador do Selo Unisef no município Rodrigo Moura e do Presidente do Condica, Junior de Babá como é conhecido.

 
O NUCA teve sua abertura na noite desta quinta-feira, num evento realizado no Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos no Bairro São Francisco e contou com a presença de vários adolescentes que representaram a diversidade da juventude altorodriguense. 
 
Foram rapazes, moças, moradores da zona urbana, moradores da zona rural, brancos, pardos, negros, católicos e evangélicos que, juntamente com os representantes das secretarias municipais, prefeitura, escolas, igrejas e hospital garantiram a formação de um grupo bem miscigenado.
O grupo Thaildo Barros e a cama de gato abrilhantaram ainda mais o evento. 
O guitarrista da banda e também aluno do Projeto Despertar, Romário, abriu o evento com o hino nacional feito em solo de guitarra. 

Alunos do CRAS apresentaram seus projetos criativos através de software criado pelos próprios alunos.
O jovem e aluno dos projetos sociais Drinny, apresenta seus trabalhos durante o evento.

Alunos do Projeto Despertar fizeram uma ótima apresentação, a dança mostrava uma mistura de Calipso com Carimbó.

Após a bela apresentação os alunos foram bastante aplaudidos.
A secretária de Assistência Social Francleide Campos  destacou a importância da criação do NUCA no município enfatizando a tamanha responsabilidade dos adolescentes. "É muito bom proporcionarmos aos nossos adolescentes  essa oportunidade através do NUCA" destacou a secretária. Ainda de acordo com a secretária Francleide Campos a sede do núcleo será na Secretaria de Assistência  Social, 1º andar.
O presidente do CONDICA Junior de Babá, fez um breve relato de sua pessoa a frente do conselho destacando a responsabilidade do mesmo na função de preparar os jovens e adolescentes através de projetos sociais desenvolvido pela Prefeitura de Alto do Rodrigues.
A secretária adjunta de Educação Francinalda Ambrósio representou a secretária Irani Cunha que não participou do evento devido a cumprimento de agenda fora do estado. Nalda como é conhecida disse que a criação do NUCA é de muita importância para o município, pois irá despertar em cada adolescente seus direitos e nunca jamais esquecendo seus deveres.
O articulador do selo UNISEF no município Rodrigo Moura também comentou a importância da criação do NUCA em Alto do Rodrigues. De acordo com o articulador é mais um passo na conquista do selo UNICEF, Município Aprovado 2013-2016.
Já o vereador Zé Pedro, falou a respeito dos direitos da criança e do adolescente.  
 

Para Lavínia, adolescente e mediadora do NUCA, o grupo servirá para “participarmos mais ativamente do engrandecimento do Município”. A adolescente destacou a oficina que tentará despertar nos adolescentes a autoestima para uma participação mais ativa na melhoria do lugar onde vivem.
Após o evento os alunos receberam suas camisetas que servirão como uniforme durante suas participações nos cursos.

Após a entrega foi servido um delicioso lanche aos que estavam presentes


O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. É importante a participação dos adolescentes,  pois quem participa da vida da comunidade, torna-se sujeito de suas ações, sendo capaz de fazer criticas, de escolher, de defender seus direitos, de cumprir melhor seus deveres e fortalecer competências. A vivência da participação é um dos principais instrumentos na formação de uma atitude cidadã.