ALUNA DA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO MARTINS GANHA MEDALHA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA


A direção da Escola Municipal Expedicionário Arlindo Martins em Tabatinga, zona rural do município, fez a entrega de medalha de bronze a aluna Maria Clara do 7° Ano, em evento realizado ontem (04). 
A menina Maria Clara do turno vespertino, é uma aluna muito estudiosa, dedicada, onde para a escola, o reconhecimento e a medalha é muito gratificante.

Na oportunidade, além dela, os professores e  a diretora da escola também foram agraciados com certificados da 18° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O resultado dessa medalha de Bronze é muito bom para a Educação do Município de Alto do Rodrigues.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.


Objetivos

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.


Prova e Níveis

A prova da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados. Ela consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes. Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova sendo constituída de 10 questões: 5 de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 de energia.



As provas se distribuem em quatro níveis, a saber:

  • Nível 1 - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 2 - 4º e 5º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 3 - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 4 - 1ª ao 3ª série do Ensino Médio.