VIGILANTES DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS ENTRAM EM GREVE E SINDICATO PATRONAL SE DISPÕE A NEGOCIAR


Os vigilantes de agências bancárias entram em greve hoje no Rio Grande do Norte.
O sindicato das empresas de segurança privada (Sindesp) se disponibilizou a negociar e emitiu alguns pontos do que seria essa negociação, com base na nova lei em vigor após a reforma trabalhista, deixando claro que essa não é hora de protestar contra a nova lei já em vigor.

-O vigilante da rede bancária com escalas de 36 horas semanais ou de 44 horas semanais não sofrerá nenhum impacto na remuneração salarial.
-O salário atual da categoria, onde o nível mínimo de escolaridade exigido por Lei é a 4ª série primária, no Rio Grande do Norte é o maior entre os nove estados do Nordeste. A remuneração de R$ 1.684,77 no RN é a maior do Nordeste, sendo a menor na Paraíba, com valor R$ 1.280,55.
-O sindicato considera abusiva a greve, sendo um abuso a proibição do direito de ir e vir do trabalhador, além de afetar a sociedade proibindo o acesso aos serviços nas agências bancárias.
-As empresas de segurança são apenas um elo entre os vigilantes e contratantes para prestação dos serviços e repudia a veiculação através das mídias sociais e material impresso sobre “ inverdades e ilações a respeito de supressão salarial e de direitos adquiridos, levando a categoria a erro de interpretação com a finalidade da adesão geral dos vigilantes”.

-Na última reunião realizada na Superintendência Regional do Trabalho – SRT, os empresários precisaram sair escoltados pela Polícia Militar por falta de entendimento com os vigilantes sindicalizados.