PROPRIETÁRIO PÕE ‘GATO’ EM BORRACHARIA E ACABA PRESO

O proprietário de uma borracharia, localizada no “Km 06”, na zona Oeste de Natal, foi preso em flagrante na manha desta terça-feira (29). Uma operação da Cosern, com apoio das polícias Civil e Militar, identificou a existência de um “gato”, ligação clandestina de energia, no estabelecimento.
De acordo com a companhia energética, o homem foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar depoimento e o “gato” foi desativo.
Apenas em 2019, de janeiro a setembro, a “Operação Varredura” desligou 6.271 ligações irregulares de energia no Rio Grande do Norte. A energia recupera seria suficiente para abastecer as cidades de Extremoz e Guamaré, juntas, por um mês.
Ou ainda, daria para fornecer eletricidades para os bairros de Lagoa Nova, Tirol, Ponta Negra e Planalto, em Natal, juntos, também pelo período de 30 dias.
Comparando com Mossoró, a energia seria suficiente para abastecer, durante 60 dias, os bairros Abolição, Centro, Nova Betânia, Santo Antônio e Aeroporto juntos.
O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 04 (quatro) anos de reclusão. De janeiro a setembro, 12 pessoas foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.
Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern.