EX-ITUANO VIRA FENÔMENO NA INGLATERRA E SUPERA ESTREIA ATÉ DE NEYMAR

Neymar chegou à Europa já com 21 anos, carregando a experiência de mais 220 partidas como profissional no Santos, consagrado como protagonista da seleção brasileira e com um título de Libertadores no currículo.

Mas, pelo menos na frequência de gols marcados, a temporada de estreia no futebol de Velho Continente do hoje camisa 10 do Paris Saint-Germain já está sendo superada pela de um adolescente brasileiro que vem sendo tratado como fenômeno na Inglaterra.

Contratado pelo Arsenal em julho, depois de pouco mais de um ano atuando entre os adultos do Ituano (SP), Gabriel Martinelli soma 21 jogos, dez gols e 1.120 minutos nos seus primeiros meses de Londres.

Na média, isso significa que ele balança as redes uma vez a cada 112 minutos em que fica no gramado. A marca é melhor que as das temporadas de estreia na Europa de quase todos os meias ofensivos ou atacantes brasileiros que saíram daqui direto para um clube do primeiro escalão neste século.

Neymar, por exemplo, marcou 15 vezes nas 41 partidas em que defendeu o Barcelona em 2013/2014. Considerando apenas período em que efetivamente ficou em campo, fez um gol a cada 189 minutos.

Dos nomes avaliados pelo "Blog do Rafael Reis", o único artilheiro brasileiro mais produtivo que Martinelli no primeiro ano de Europa foi Gabriel Jesus, que marcou um gol a cada 106 minutos nos seus meses inaugurais pelo Manchester City.

Coluna Rafael Reis/UOL