PF FAZ BUSCAS NAS SECRETARIAS DE SAÚDE DE RECIFE E DE JABOTÃO EM INVESTIGAÇÃO SOBRE CONTRATOS DE COMBATE À COVID-19

A Polícia Federal em Pernambuco cumpre, nesta quarta-feira (16), mandados nas secretarias de Saúde do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, dentro de uma investigação que apura irregularidades em contratos relacionados ao combate à Covid-19, que somam R$ 57 milhões. Foram emitidos, ao todo, um mandado de prisão temporária e 21 de busca e apreensão.

De acordo com a PF, há suspeita de fraude na contratação de uma organização social de saúde (OSS), responsável por prestar serviços para as duas prefeituras. Segundo a investigação, essa organização não teria estrutura operacional e financeira para fazer serviços terceirizados que foram contratados por meio de recursos enviados aos municípios pelo Ministério da Saúde.

A Operação Desumano mira a contratação de Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciamento de serviços de saúde com recursos do Ministério da Saúde, segundo a PF. O G1 tenta contato com as prefeituras.

A ação é feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Pernambuco (Gaeco).