EZEQUIEL SAI FORTALECIDO DAS URNAS, MAS ERRARÁ AO SE ILUDIR COM CRESCIMENTO DO PSDB


Considerado por muitos o grande vitorioso das eleições de domingo, o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) tem muito a comemorar e números para sustentar o sentimento de que saiu maior das urnas.

O PSDB elegeu 31 prefeitos (21 a mais que 2016), foi o partido mais votado do Estado nas eleições majoritárias com 399.658 votos, vai governar 37,23 da população do Rio Grande do Norte (mais que o triplo do segundo colocado MDB) e elegeu 252 vereadores (147 a mais que 2016).

O partido cresceu e fortalece a figura de Ezequiel como articulador político. Quem quiser ser competitivo em 2022 para Governo do Estado e Senado vai precisar sentar com ele para conversar.

Mas é preciso, por outro lado, ter os pés no chão. Não são votos dados diretamente a ele ou por causa de alguma bandeira específica do PSDB. É fruto do ajuntamento de lideranças nos municípios. O mérito de Ezequiel neste caso está em ter conseguido reunir em torno de si gente competitiva em várias cidades.

Guardada as devidas proporções o que aconteceu com o PSD de Robinson Faria em 2016 não pode ser excluído do radar. A legenda elegeu o maior número de prefeitos e o segundo de vereador. Dois anos depois o então governador sequer foi ao segundo turno.

Ainda é incerto se Ezequiel vai tentar o Senado, Governo ou se manter no comando da Assembleia Legislativa. Ele está fortalecido, mas não pode se iludir com os resultados de domingo.