GLOBO REDUZ PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA POR AUMENTO DE CASOS DE COVID-19 NO RIO


A Globo decidiu na última quarta-feira (25) cancelar, por tempo indeterminado, a exibição dos programas "Sportv News Manhã", apresentado por Janaína Xavier nas manhãs de seu canal esportivo, e do "Globo Esporte Brasil", versão nacional do programa da hora do almoço que vai ao ar para estados menores do país. O motivo é o aumento de casos do novo
coronavírus no Rio. É a medida mais séria tomada desde a retomada do Esporte no Brasil em julho.

A informação foi confirmada pela emissora em comunicado enviado ao UOL Esporte. O objetivo é diminuir o número de profissionais que trabalham na redação esportiva da Globo, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Com menos duas produções no ar, os profissionais passam a dar expediente em casa e ajudar na produção de outros programas da Globo. Não se tem uma data prevista para o retorno ao ar das produções.

Apresentadora do noticiário esportivo do Sportv, Janaína Xavier seguirá indo aos estúdios, porque a edição da hora do almoço do "Sportv News", que fica no ar das 12h20 às 13h, seguirá normalmente. No entanto, o comentarista André Loffredo e a apresentadora Fabíola Andrade, que fazem parte do elenco da edição matinal cancelada do noticioso, ficam em casa e vão participar de outras atrações - Fabíola, por exemplo, segue entrando com frequência do "Redação Sportv", de Marcelo Barreto.

Já a versão nacional do "GE" deixará totalmente de ser produzida. Com isso, estados que não realizam uma edição própria do noticiário esportivo diário da Globo, como Sergipe, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, retransmitem duas partes finais do "Globo Esporte Rio", com Alex Escobar, após o fim do primeiro bloco totalmente dedicado ao noticiário local.

Procurada, a Globo se manifestou em nota e disse estar tomando todos os cuidados para não expor os profissionais que precisam sair de casa para trabalhar.

"Com o aumento expressivo de casos de covid-19 no Rio de Janeiro, o Esporte da Globo optou pela suspensão temporária do 'SporTV News Manhã' e do 'Globo Esporte Brasil' para diminuir o número de profissionais circulando na redação. Todas as medidas de segurança adotadas desde o início da pandemia continuam em vigor", diz o comunicado.

A média móvel de casos na cidade do Rio de Janeiro disparou nas últimas semanas. Segundo números do levantamento feito pelo consórcio de veículos de comunicação, 14 dias atrás, a média de mortes estava na casa dos 30,14 mortes. Nesta semana, os números dispararam para 110,86 mortes só na capital. É a maior do Brasil atualmente. Na última terça (24), o Governador do Rio, Cláudio Castro (PSC-RJ), anunciou medidas de enfrentamento ao aumento de números de casos da covid-19 no estado.

O plano de mitigação do contágio da doença em todo o estado incluirá a criação novos leitos exclusivos para tratamento do coronavírus em unidades públicas, ações coordenadas para garantir o cumprimento das normas de higiene sanitária e um grande programa de testagem em massa. Um lockdown ou mesmo o fechamento parcial do comércio, dos serviços e a paralisação de eventos esportivos, foi descartado pelo mandatário estadual.