FOTÓGRAFA REGISTRA PASSAGEM DE METEORO PELO CÉU DE CAICÓ


A fotógrafa Anailza Viola registrou no céu de Caicó (RN), na noite desta sexta (22), a passagem do que pode ser um meteoro, que se desfez ao entrar em atrito com a atmosfera, deixando um rastro de fogo.


“Pela ocorrência de outras épocas do ano nessa época, é provável que seja um meteoro. É um fenômeno comum e é registrado dessa forma mesmo. Como a máquina tem uma longa exposição, deixa esse rastro na imagem. Na entrada [da atmosfera], essas rochas queimam, é o que a gente também chama de bólido, deixam rastros e, muitas vezes, pode haver uma pequena explosão. É comumente, também chamada de estrela cadente”, explica o astrofísico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento Jr.

O fenômeno, não por acaso, foi registrado na cidade de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, a cerca de 270 quilômetros de Natal.

“Caicó é bem favorável porque tem o céu limpo, clima seco faz com que as pessoas possam observar esses fenômenos naturais”, completa Dias, que é especialista em Exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) e estrelas.

Apesar da previsão de uma chuva de meteoros que poderia ser observada em todo o país em meados de dezembro, o professor da UFRN avalia ser mais provável que o fenômeno registrado se trate da queda de um meteoro.