JORNALISTAS MOBILIZAM-SE EM TODO PAÍS NO DIA DE LUTA CONTRA A MP 905/2019


Jornalistas de todo o país estarão mobilizados nesta quarta-feira, 4 de dezembro, pela derrubada da Medida Provisória 905/2019, que altera diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e extingue a exigência de registro profissional para o exercício do Jornalismo.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) organiza a mobilização junto aos Sindicatos de Jornalistas Profissionais, desde a entrada em vigor da MP 905/2019. Uma Assembleia Nacional dos Jornalistas ocorreu em diversas cidades no dia 21 de novembro e encaminhou esse dia de luta em defesa da profissão.

“Após o fim da exigência do diploma, o registro é a única regulamentação do jornalismo profissional no país. É papel de todos os trabalhadores da categoria lutar para que a produção de notícias seja feita com responsabilidade, ética e o conhecimento que os jornalistas adquirem na formação profissional”, explica Maria José Braga, presidenta da FENAJ.

Diversas atividades estão programadas nas ruas, casas legislativas e locais de trabalho em todo o país. Para demonstrar apoio à luta dos jornalistas pela derrubada da MP 905/2019, a Federação orienta os profissionais a se engajarem numa campanha virtual e presencialmente.

Além das assembleias, do dia de mobilização e da campanha virtual, a FENAJ e os sindicatos filiados atuam no Congresso Federal para articular politicamente a derrubada da MP do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalismo profissional.

Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos Jornalistas! Imprima o cartaz, tire uma foto ou selfie em seu local de trabalho e publique nas suas redes sociais com as hashtags: #DiaNacionalDeLutaContraMP905 #JornalistasContraMP905 #TodosContraMP905

Confira as fotos durante todo o dia nas redes sociais da FENAJ no facebook, instagram e twitter (@fenajoficial)

São Paulo – Dia Nacional de Luta contra a MP 905 tem mobilização em SP

Sindicato promove ações em todo o estado

Para marcar este 4 de dezembro como o Dia Nacional de Luta contra a MP 905/19, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) denunciará a retirada de direitos promovida pela Medida. Entre as ações, está a coleta de assinatura de jornalistas no abaixo-assinado pela derrubada da MP nas redações da Folha de S. Paulo, da Rede Record e da RedeTV; a manifestação contra a MP 905/19 em Santos (SP) e a audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba (SP). Além disso, o jornalista e deputado estadual de São Paulo José Américo fará um pronunciamento contra a medida na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A MP 905/19 promove uma nova reforma trabalhista, retirando direitos, e exclui o registro profissional de jornalistas, radialistas, publicitários e outras categorias, precarizando o exercício profissional.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) iniciou as manifestações públicas contra a medida na última sexta-feira, dia 29, nas escadarias do Teatro Municipal, reunindo entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. As organizações se posicionaram contra a MP que retira direitos dos jovens, isenta empresas e ataca diretamente o registro profissional de diversas categorias.

As ações promovidas pelo SJSP fazem parte das deliberações da categoria na assembleia nacional que ocorreu no Sindicato em 21 de novembro e integrou a assembleia nacional, que aconteceu de forma descentralizada em todo o país (para conhecer as deliberações de todo o país, clique aqui).

MP 905/2019
Editada em 12 de novembro, a Medida Provisória 905/2019 institui a carteira de trabalho verde e amarela, retirando ainda mais direitos da classe trabalhadora entre 18 e 29 anos, concedendo isenção tributária às empresas e extinguindo a regulamentação de diversas profissões, inclusive a dos jornalistas.

A MP tem validade de 60 dias, renováveis por mais 60 dias, sendo que, a partir do 45º dia, a não votação da medida tranca a pauta da casa em tramitação da MP, seja a Câmara ou o Senado. Em votação popular na página do Senado, a MP é maciçamente rejeitada. Para votar contra a medida, clique aqui.

Em nota, o SJSP se manifestou contra a medida e reiterou que a regulamentação profissional dos jornalistas não deve ser objeto de uma medida de urgência, como uma medida provisória, e destaca que tal ação só se explica em um governo declaradamente inimigo da liberdade de imprensa e do jornalismo. O SJSP também endossa a nota de repúdio emitida pela Fenaj.