NÚMERO DE HOMICÍDIOS DURANTE CARNAVAL REDUZ QUASE 40%

O número de homicídios durante o Carnaval 2020 no Rio Grande do Norte teve seu menor registro desde 2012. O cenário foi apresentado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (27) e revelou que foram contabilizados 16 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) entre as 18h da sexta-feira (21) e as 12h da quarta-feira, 26, contra 26 ocorrências no ano passado – uma diminuição de 38,5%. Também foram expostos números sobre a atuação no combate à violência contra a mulher e fiscalização nas estradas, todos avaliados de forma positiva pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e os chefes de segurança presente na divulgação do balanço.
A governadora Fátima Bezerra foi à coletiva de imprensa para fazer o anúncio dos números que considerou positivos. Também apontado como fator determinante que “o Carnaval fosse de paz”, como salientou Fátima, a queda no número de veículos roubados também foi celebrada. Segundo o Governo, foram 75 casos neste ano, contra 81 em 2019, o correspondente a uma redução de 7,5%. “Um trabalho feito com foco, planejamento, seriedade e efetividade mostra que é possível conter, se não na totalidade, reduzir muito a violência e criminalidade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que relembrou o custeio das diárias operacionais dos agentes de segurança envolvidos, que superou os R$ 3 milhões.
Ainda na coletiva, a cúpula da Segurança afirmou que foram 33 carros recuperados pelo Comando do Policiamento Metropolitano e Comando de Policiamento do Interior, além de 31 armas recolhidas, 77 pessoas conduzidas e aproximadamente 5 quilos de drogas apreendidas. “O trabalho feito foi integrado com todas as forças de segurança. Estive, ao lado do Coronel Araújo, em várias das ações do interior e Grande Natal e pudemos ver de perto o empenho dos agentes envolvidos na operação”, comentou o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.
TRIBUNA DO NORTE