PERDEU A PLACA DO CARRO NAS CHUVAS? VEJA COMO REGULARIZAR E EVITAR MULTA
As fortes chuvas em Natal acendem o alerta para um problema que pode acontecer em áreas alagadas: a perda ou o dano das placas dos veículos. Diante dessa possibilidade, o Detran do Rio Grande do Norte orienta que a regularização seja feita o quanto antes para evitar penalidades.
Segundo o órgão, circular sem placa — mesmo que apenas uma esteja faltando — é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo. O primeiro passo em qualquer situação é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Depois, o proprietário deve agendar uma vistoria no Portal de Serviços do Detran e apresentar os documentos pessoais e do veículo.
Para carros que já utilizam o padrão Mercosul, a troca é feita apenas da placa perdida ou danificada. Após a vistoria, é cobrada taxa de R$ 80, além do custo da nova placa, definido pela empresa estampadora. Já veículos com placas antigas, de fundo cinza, precisam fazer a conversão para o modelo Mercosul, com substituição das duas placas e pagamento das taxas de vistoria e conversão.
O Detran reforça que o registro do BO é essencial para evitar o uso indevido da placa e garantir a regularização rápida da situação.
