Morre o ex-jogador Sócrates em SP com choque séptico


O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo (04) no Hospital Albert Einstein em consequência a um choque séptico. Internado desde a noite de quinta-feira na UTI, o ídolo corintiano chegou a apresentar leve melhora no sábado graças a um antibiótico mais potente, mas ainda respirava com a ajuda de aparelhos e seu estado era considerado gravíssimo.

Essa era a terceira internação do ex-jogador da seleção brasileira e do Corinthians este ano. Nas duas ocasiões anteriores, ele precisou ir para o hospital para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.

Dessa vez, Sócrates teve problemas após comer um estrogonofe estragado, junto com a mulher e um amigo do casal. Os três passaram mal, mas o caso do ex-jogador foi pior devido à sua saúde já debilitada. Com infecção generalizada causada por uma bactéria que alcançou a corrente sanguínea, Sócrates estava senso submetido a uma diálise, mas os médicos informaram que os rins do ex-jogador não pararam de funcionar - a opção pelo tratamento tem exatamente a finalidade de evitar que isso aconteça. No boletim médico divulgado na noite de sábado, as próximas 72 horas seriam fundamentais para a recuperação do ex-craque.

Embora o ex-craque não pudesse receber visitas, personalidades do mundo do futebol foram ao hospital, como o ex-jogador Paulo César Caju e alguns jornalistas esportivos amigos de Sócrates. No último treino do Corinthians antes do clássico contra o Palmeiras, que pode dar ao Timão o título brasileiro, os jogadores e a comissão técnica foram surpreendidos com a notícia da internação.

Sócrates, de 57 anos, passou nove dias no hospital na época da primeira internação, em agosto. No mês seguinte, ficou mais 17 dias internado. Apesar do comprometimento do fígado, os médicos acreditavam que era possível continuar o tratamento em casa, mas o ex-jogador teria de seguir rígida dieta. Somente com um quadro clínico estável ele poderia, caso necessário, entrar na fila por um transplante.

Recentemente, em entrevista ao programa 'SporTV Repórter', Sócrates disse que nunca se considerou um dependente químico do álcool, mas admitiu que o consumo era 'um pouco exagerado'.

- A dependência era mais de comportamento. Eu convivi o tempo todo com o álcool como se fosse um parceiro, mas eu nunca tive abstinência, por exemplo. Passava longos períodos sem usar. De alguma forma, eu convivi bem com ele, até que ele explodiu, chamou a atenção que estava um pouco exagerado.

Na mesma entrevista, o Doutor - Sócrates era formado em Medicina e só se tornou jogador profissional aos 24 anos - garantiu que estava seguindo a principal recomendação dos médicos: abandonar a bebida.

- Não sinto vontade de beber. Tem cinco meses que eu não ponho uma gota de álcool na boca. Não sinto falta nenhuma.

Sócrates começou a carreira de jogador no Botafogo, de Ribeirão Preto, foi contratado pelo Corinthians no fim da década de 70 e vendido para Fiorentina, da Itália, nos anos 80. Também jogou no Flamengo e no Santos e pela Seleção Brasileira.