APICULTORES DE CANAFÍSTULA COMEMORAM O SUCESSO DA PRODUÇÃO DE MEL




Alto do Rodrigues - Os apicultores da comunidade de Canafístula, área assistida pelo poder executivo de Alto do Rodrigues, comemoram o sucesso da produção do mel de abelha produzido na estação Mel Canafístula instalada naquela localidade.

O projeto é mantido por meio do trabalho desenvolvido pelos associados da Associação Comunitária de Canafístula e todo o processo de produção, desde a criação das abelhas ao beneficiamento do mel, é feito na comunidade. Segundo o presidente Aldefran Dantas de Medeiros (à esq. na foto), o apoio do prefeito Abelardo Rodrigues foi de fundamental importância para que a unidade de extração se tornasse uma realidade. "Desde o início a Prefeitura apoiou em parte da construção junto com os produtores, e com a comercialização, isso é um incentivo enorme", ressaltou.

Presidente da Associação, Aldefran Dantas, apresentando a unidade de extração



Atualmente o desafio dos apicultores é aumentar a produção, pois a quantidade de mel produzido e beneficiado não consegue atender a demanda do mercado da região. O produto é fornecido para os municípios de Alto do Rodrigues, Pendências e Afonso Bezerra, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "A cada ano a demanda aumenta e não estamos conseguindo acompanhar esse crescimento com a produção", afirmou Dantas. Ele disse ainda que para aumentar a produção, é necessário aumentar o número de apicultores, mas para isso é preciso que as pessoas acreditem no negócio."As pessoas acham que é brincadeira, quando estão participando é que ver que o negócio é sério e lucrativo".


Aldefran mostrando o mel produzido na comunidade.panoramadoalto.blogspot.com.br/