AGORA LASCÔ! GOVERNADOR QUER CONSTRUIR PRESÍDIO NO INTERIOR DO RN

O governo do Rio Grande do Norte tem até junho para começar a construção de um presídio com recursos federais do programa Brasil Mais Seguro. Se o prazo não for cumprido o Estado perde mais de R$ 14 milhões. O local escolhido foi o município de Ceará-Mirim, mas uma nota de repúdio assinada por prefeitos de nove cidades e entregue no último dia 6 de abril ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, deverá barrar a construção, uma vez que o presidente do Poder Legislativo prometeu levar o assunto ao governador e promover uma audiência pública para ouvir a população sobre a questão.
Como a ideia foi rejeitada pelos prefeitos da região da Grande Natal, o governador deixou a proposta aberta para todos os municípios do RN, mas até o momento nenhum manifestou o interesse pela obra.
Pessoas que moram no entorno de complexos prisionais, conhecem bem os problemas e os transtornos causados na comunidade por causa de uma obra como esta. “Já tive minha casa revistada 12 vezes sem mandados judiciais. Abro a porta porque não devo nada. Da última vez, entraram 21 homens às 6h05, saíram às 11h45 e nada encontraram”, conta o comerciante Héber da Silva Vilela, de 60 anos, único entrevistado de uma reportagem feita pelo site IG que não pediu para ter sua identidade preservada. “Não tenho nada a temer”, diz. A revolta é compartilhada pela sua vizinha, a vendedora ambulante N., que também já passou por problemas na localidade.
Fotos proibidas e sinal de celular bloqueado

A reportagem relata que por questões de segurança, os moradores têm que ir até a guarita de entrada do complexo penitenciário para receber suas visitas, que passam por revista. Como o sinal de celular é bloqueado dentro da área de segurança, para evitar o contato de detentos com pessoas de fora, receber um convidado é às vezes uma tarefa complicada. “Uma vez uma amiga veio me visitar e ligou para meu celular para eu vir buscá-la, mas a ligação não completou. Quando vi a chamada perdida, ela já tinha voltado pra casa”, relata N.
Tirar fotos fora das casas ou dentro delas em lugares que vão deixar aparecer a área externa do complexo, como janelas, por exemplo, também são proibidas. "Minha filha de 14 anos foi tirar uma foto para a igreja que frequenta em um parquinho que existe dentro do complexo e um agente a proibiu. Mandou apagar todas as imagens, senão tomaria a máquina dela", diz L., que vive lá há 20 anos.

A construção de uma unidade presional já foi cogitada na gestão da então governadora Wilma de Faria para o município de Macau, na região da Costa Branca do Estado. O projeto só não vingou por causa do repúdio e manifestação dos moradores daquele município.
O município escolhido pelo governador

Segundo se comenta, o governador Robinson Faria teria manifestado o desejo de construir um presídio e um Centro de Educação (CEDUC - abrigo para menores infratores), em Alto do Rodrigues

Uma vez concretizada, a obra representará um grande retrocesso para os moradores do município que anseiam por outros benefícios do executivo estadual, tais como a conclusão da escola de ensino técnico profissionalizante, creche de tempo integral, ou até mesmo um centro olímpico para a prática diversas modalidades esportivas, entre outras, e não um "presente de grego".
Matéria via Panorama do Alto