SECRETARIA DE MUNICIPAL DE SAÚDE EM ALTO DO RODRIGUES CHAMA ATENÇÃO PARA OS RISCOS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

(Fotos: Panorama do Alto)
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um em cada três adultos são hipertensos, o que representa 70% da população brasileira, acima de 70 anos. Para incentivar a prevenção e a busca da qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde em Alto do Rodrigues realizou na manhã desta segunda-feira (27), atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado hoje domingo (26).

O evento contou com uma tenda de atendimentos armada em frente ao supermercado Soberano, junto a uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizando várias ações preventivas de saúde.
Durante o dia desta segunda-feira foram atendidas dezenas de pessoas pelos profissionais de Saúde que atendem nas Unidades de Saúde e da Família (ESF).

A pressão alta não tem cura

A importância da conscientização do controle e tratamento:

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. 

Em apenas 29% das consultas médicas no Brasil se faz a medição da pressão. 

Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.