TOP9: CONFIRA NOVE GÍRIAS QUE SÃO A CARA DE NATAL

Listagem divulgada pela página Todo Natalense sobre a palavra ''galado'' Foto: Divulgação

Tem gíria que a gente fala e nem percebe. Tem gíria que a gente fala porque é bom até de se ouvir falando. Algumas, ficam na nossa mente igual chiclete. Outras, já são a identidade de um grupo ou de uma cidade. Em Natal, por exemplo, uma palavra só pode ser usada em pelo menos dez contextos diferentes. No TOP9 desta semana, você vai entender como “boy” pode ser usado na Cidade do Sol tanto para homem, quanto para mulher.
Para a listinha dessa semana, o Portal OP9 procurou a página “Todo Natalense”, sucesso por fazer “resenha” nas redes sociais. O criador é Mateus Ângelo, que primeiro pensou em uma hashtag no Twitter para que as pessoas falassem de situações bem regionais da cidade, em 2011. No entanto, a ideia não fez o sucesso esperado na rede. Mesmo assim, o jovem não desistiu e criou a página no Facebook. Lá, a ideia foi um sucesso logo no primeiro post, que alcançou cinco mil compartilhamentos.
Desde então, a página conquistou inúmeros fãs e conseguiu reunir o povo de Natal em um lugar para tratar de assuntos engraçados sobre a cidade. Segundo o criador, a intenção dele era valorizar a cultura local e fazer o bem.
Se ligue “boy” e veja essa lista “fuderosa”:
·         Boy – ”Palavra unissex utilizada tanto para meninos, quanto meninas, ignorando assim o real sentido no idioma inglês”, disse Mateus. A expressão não é usada apenas como vocativo, mas em outros contextos, como de indignação, surpresa, raiva e onde mais for possível.
·         Galado – Dependendo da entonação, pode significar muita coisa. Quando você está com raiva, chama a pessoa de galado; se gostar muito do que uma pessoa faz, você a chama de galado também; se estiver indignado, pode falar ”gaaalado!”. Mas não é só isso, a palavra é bastante polêmica.
·         Deixe de guerra – Expressão utilizada quando alguém fala algo muito impressionante, tipo um “nossa”. Também é utilizada pra quando alguém conta alguma mentira.
·         Vou chegar – O termo é usado quando você vai sair, por mais confuso que isso possa parecer. Se você estiver em Natal e alguém falar ”vou chegar” e for embora, não ache estranho.
·         Fuderoso – A expressão virou até estampa de boné e camiseta. Em Natal, fuderoso quer dizer que algo é extremamente bom, fantástico.
·         Esse home – É o sinônimo de você e possui também a variação “esse homi, é esse homi mermo”, pra confirmar que alguém é uma pessoa muito boa no que faz.
·         Roçoiu – A palavra significa briga, confusão ou situação difícil. Em Natal, é muito comum ouvir alguém dizendo ”foi roçoiu”.
·         Reiosse – Expressão indicada quando alguém cai, ou quando acontece algo muito impressionante.
·         Gréa – Além de adjetivo, a palavra também virou verbo. ”Estou me greando” quer dizer que algo é engraçado.

·         Malhado – Alguém ou algo muito conhecido. A própria página Todo Natalense é uma malhadinha.