TV PONTA NEGRA PROMOVE DEBATE COM CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN

Debate com candidatos ao Governo do RN terá seis participantes: do Solidariedade, do Psol, do PDT, do PT, do Rede e do PSD. Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

A TV Ponta Negra, emissora do Sistema Opinião no Rio Grande do Norte, vai promover na próxima quarta-feira (19), a partir das 17h45, um debate com candidatos ao Governo do RN. O encontro acontecerá a 18 dias da eleição, com 20 dias de programa eleitoral gratuito e após várias pesquisas terem sido divulgadas. Ao todo, o debate terá 1 hora e 45 minutos de duração.

Confirmaram presença os candidatos Brenno Queiroga (Solidariedade), Carlos Alberto (PSOL), Carlos Eduardo Alves (PDT), Fátima Bezerra (PT), Freitas Júnior (Rede) e Robinson Faria (PSD). O critério para definir a quantidade de participantes foi o da representatividade na Câmara Federal. Para o gerente de programação da emissora, Rafael Cruz, um dos diferenciais será o horário, “quando a população está chegando em casa e não se arrumando para dormir”.

Além da transmissão pela TV, com alcance estimado de 100 mil pessoas no horário, o debate da Ponta Negra será transmitido ao vivo pela página da emissora no Facebook e terá cobertura do Portal OP9. “O debate da TV Ponta Negra, dia 19, abre a reta final da campanha e vai ser decisivo para quem está indeciso”, afirmou Rafael Cruz.

Na opinião da gerente de jornalismo da TV Ponta Negra, Angélica Hipólito, a emissora dá mais uma vez sua contribuição na produção do melhor conteúdo jornalístico e também em defesa da democracia. “Através do debate buscamos orientar e dar oportunidade ao povo do Rio Grande do Norte, a entender o processo e escolher bem os nossos representantes. É importante, enquanto veículo de comunicação de credibilidade, a nossa atuação para a defesa da nossa democracia”, disse.

De acordo com as regras, serão quatro blocos: um de perguntas feitas por eleitores e os outros três com perguntas entre candidatos. No quarto bloco haverá ainda um tempo de dois minutos para que cada um dos participantes faça suas considerações finais.
No primeiro bloco, quando os eleitores farão as perguntas, foram definidos previamente 12 temas e gravadas 12 perguntas. Cada candidato responderá apenas uma pergunta. Os temas escolhidos foram: segurança, saúde, educação, privatizações, cultura, dependentes químicos, esporte, combate à violência contra a mulher, turismo, economia, ICMS e rodovias.

A ordem, conforme sorteio realizado na presença das assessorias, ficou definida da seguinte maneira: Robinson Faria responderá a pergunta número 11; Freitas Júnior, a de número 03; Carlos Eduardo Alves, a pergunta número 12; Fátima Bezerra, a número 9; Brenno Queiroga, a 4; e Carlos Alberto, a 1. Cada um deles terá um minuto e meio para responder.

Três blocos serão dedicados a perguntas entre candidatos

Nos blocos seguintes, também por sorteio, ficou definido que Freitas Júnior faz primeira pergunta no bloco 2; Robinson faria abre o bloco 3; e Fátima Bezerra inicia o 4º bloco. Cada candidato poderá escolher a quem fazer a pergunta; e cada participante só poderá ser questionado uma vez. De acordo com as regras estabelecidas, o candidato que responder fica automaticamente selecionado para fazer a próxima pergunta.

Caso o escolhido seja o mesmo candidato que abriu o bloco, pela regra, o próximo a perguntar será o candidato seguinte, no sentido horário. As perguntas nesses blocos terão tempo de 30 segundos e as respostas poderão ser dadas em até um minuto e meio. As réplicas terão 45 segundos e as tréplicas 30 segundos.

No último bloco, além das perguntas e respostas, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais. Durante a reunião com o assessores dos candidatos, foi pedido que o número de pessoas com acesso à emissora fosse elevado para seis, o que foi acatado. Além disso também ficou acertado que os direitos de resposta, caso concedidos, serão exercidos no início de cada bloco.