MORRE ATRIZ QUE FEZ MAIS DE 20 NOVELAS NA GLOBO

O mundo das artes perdeu mais uma das suas estrelas. Morreu neste domingo (28) a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Este ano, Ruth foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da Série A do carnaval do Rio. O último trabalho dela na TV Globo foi na minissérie "Se eu fechar os olhos agora", também em 2019.
Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro. Ela foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Seu feito ajudou a abrir caminho para o artista negro no Brasil.
Na televisão, foi uma das pioneiras. Passou pela TV Tupi, pela Record, TV Excelsior e, em 1968, Ruth de Souza foi contratada pela Globo para atuar na novela "Passo dos ventos", onde interpretou a mãe de santo Tuiá, uma mulher sábia cujos antepassados eram escravos, no Haiti.
A atriz participou de programas de variedades e musicais no início das transmissões da TV Tupi, até adaptar para a televisão, com Haroldo Costa, a peça "O filho pródigo", que havia encenado no Teatro Experimental do Negro. A primeira novela foi "A deusa vencida" (1965), de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior.
Na Globo, fez mais de 20 novelas. Entre elas: "A cabana do Pai Tomás", "Pigmalião 70", "Os ossos do barão", "O rebu", "Duas vidas" e "O clone", entre outras.