GOVERNADORES DO NE SE REÚNEM PELA 1ª VEZ APÓS SEREM CHAMADOS DE "PARAÍBA"

Os governadores do Nordeste se reúnem nesta segunda-feira (29) em Salvador, na Bahia. Este será o primeiro encontro dos gestores após serem chamados de "paraíba" pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Mas, a pauta do encontro não tem relação com as palavras presidenciais. A reunião vai instalar oficialmente o Consórcio Nordeste. 
No início da tarde deste domingo (28) a governadora Fátima Bezerra (PT) informou em sua conta pessoal no Twitter que estava à caminho da Bahia. "Boa tarde, meus amigos e minhas amigas. No avião, aguardando embarque pra Salvador. A agenda será muito especial nesta segunda-feira: Instalação oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. Partiu, Bahia", disse a petista.
A ideia principal do encontro é lançar oficialmente e definir o plano de trabalho do Consórcio Nordeste - projeto que estabelece uma parceria entre os nove estados da região para agilizar, facilitar e baratear processos burocráticos, além de permitir ações conjuntas em temas como o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Uma das ideias é, por exemplo, realizar licitações conjuntas que garantam a compra de materiais para todos os estados com preços menores que os que seriam praticados em licitações individuais, de menor escala.