"ALGUÉM OPERA AQUELE TWITTER", DIZ ETCHEGOYEN SOBRE BOLSONARO E A MELANCIA

Sérgio Etchegoyen, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, defendeu o militar chamado de "melancia" no perfil do Twitter do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

No entanto, Etchegoyen disse ao UOL que duvida que o presidente tenha escrito o texto chamando o general Luiz Eduardo Rocha Paiva pelo nome da fruta, uma alusão a um ativista de esquerda disfarçado.

"Eu vi a confusão e confesso que não acreditei que aquilo fosse do presidente", afirmou Etchegoyen ao blog na manhã de hoje.

"E continuo a não acreditar. Está no Twitter dele, eu sei. Eu só acho que alguém opera aquele Twitter."

Um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), publica algumas mensagens na rede social do pai, mas Etchegoyen diz não saber se foi ele o autor da crítica a Rocha Paiva.
"Daqueles GOVERNADORES... o pior é o do Maranhão". Foi o que falei reservadamente para um ministro. NENHUMA crítica ao povo nordestino, meus irmãos. Mas o melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino, p/ me chamar de antipatriótico.
- Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI.
7,598 people are talking about this

Em grupos de WhatsApp, Etchegoyen fez uma mensagem longa dizendo que nem todos têm o direito de duvidar e criticar Rocha Paiva, mas só aqueles que defenderam a ditadura militar que houve no país entre 1964 e 1985.

Etchegoyen enfatizou, na entrevista ao UOL, que a mensagem (veja a íntegra abaixo) foi dirigida apenas ao militar no grupo privado de colegas. Destacou que Jair Bolsonaro não era o destinatário dela.

O general se negou a responder se o presidente também teria direito de condenar as falas de Rocha Paiva.

Íntegra da mensagem de Sergio Etchegoyen

Texto foi publicado em grupo de whatsapp e o destinatário era outro militar, explicou o general:

"Aquele que tenha se dedicado ao longo dos últimos dez anos a estudar e pesquisar com critérios e rigor acadêmicos a história da revolução [nome dado por setores militares ao período ditatorial de 1964 a 1985] e de seus adversários e detratores; aquele que tenha se exposto sistematicamente publicando artigos na grande mídia para defender a Revolução; quem tenha se disposto a comparecer a incontáveis entrevistas no rádio e na TV para contrapor-se à versão dos vencidos [militantes que combatiam o regime]; que teve a coragem de defender o Cel Ustra [coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado pela Justiça por autorizar torturas] e questionar os relatos de tortura da Dilma [Rousseff, do PT], então presidente, em entrevista com Mirian Leitão; que tenha publicamente investido contra os trabalhos da comissão da verdade [grupo de trabalho que, em 2014, identificou nomes de torturadores e pessoas mortas e desaparecidas durante o regime]; e que tenha feito tudo isso às suas próprias expensas, por amor às nossas Instituições e em homenagem aos bravos que salvaram o Brasil e nossas gerações. Bem, quem tenha feito isso tudo tem todo o direito de duvidar e criticar o Rocha Paiva, a mais pura expressão de patriotismo, coerência e honradez que poderíamos ter."