PAUTA DISPERSIVA DE BOLSONARO PREOCUPA SETORES DENTRO E FORA DO GOVERNO

As falas constantes do presidente Jair Bolsonaro atirando para todos os lados preocupam cada vez mais setores dentro e fora do governo. A avaliação interna é que isso prejudica o governo na pauta fundamental do ajuste das contas públicas e a retomada da economia.

Integrantes da equipe econômica e da ala militar do governo avaliam de forma reservada que é preciso evitar polêmicas e acabar com o clima permanente de polarização de campanha eleitoral.

Há o reconhecimento de que isso tem atrapalhado a economia. Um integrante do governo lembra que a expectativa no início do ano era de um crescimento do PIB superior a 2%. Agora, mesmo com a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência, a expectativa de crescimento é inferior a 1%. O governo tenta minimizar de forma emergencial essa situação com a liberação de dinheiro das contas do FGTS para ajudar a reaquecer a economia.

"Há uma incerteza generalizada com a falta de foco do governo para resolver o principal: a retomada do crescimento. A pauta dispersiva aparece todos os dias em falas do próprio presidente", reconheceu ao blog um auxiliar do governo.

Apesar dos ataques internos da ala ideológica do governo ao formato de café da manhã para entrevistas periódicas de Bolsonaro, há o reconhecimento de outros integrantes da equipe que ele deve manter o contato permanente com a imprensa. "O problema não é a forma, mas, sim, o conteúdo da fala", observou o auxiliar.

Neste fim de semana, Bolsonaro voltou a atirar para todos os lados. Mais uma vez, colocou em xeque os dados sobre desmatamento na Amazônia divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outro assunto que continuou repercutindo foi a declaração de Bolsonaro sobre nordestinos. Na sexta, ele fez um comentário em que disse que "daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara", numa referência ao governador Flávio Dino (PCdoB-MA).