EUA RETIRAM DE CIRCULAÇÃO MAIS DE 30 MARCAS DE XAMPU POR POSSÍVEL INGREDIENTE CANCERÍGENO
Nos produtos afetados, havia "níveis inesperados" de benzeno, substância química que pode causar doenças, incluindo câncer, quando há alta exposição à mesma.
A retirada dos produtos de circulação também inclui as marcas Aussie, Waterless e Hair Food, totalizando 32 produtos que são fabricados nos Estados Unidos e vendidos principalmente na América do Norte.
O benzeno é normalmente encontrado em combustíveis para motores e é usado por algumas indústrias para fabricar plásticos e resinas.
Há um risco maior de desenvolver leucemia quando alguém é exposto a níveis altos de benzeno.
A Procter & Gamble afirmou que o benzeno não é um ingrediente ativo em seus produtos e que os níveis detectados não devem causar efeitos adversos à saúde, de acordo com os padrões da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
"Não se espera que a exposição diária ao benzeno nos produtos recolhidos, nos níveis detectados em nossos testes, cause consequências adversas à saúde", informou a empresa em comunicado.
Embora a fabricante não tenha divulgado a quantidade de produtos recolhidos das prateleiras das lojas, ela disse que representa menos de 1% de sua linha de cuidados com os cabelos.
"Embora o benzeno não seja um ingrediente em nenhum de nossos produtos, nossa análise mostrou que os níveis inesperados de benzeno eram provenientes do propelente que borrifa o produto da lata", afirmou a Procter & Gamble.
A retirada dos produtos de circulação foi notificada à agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês), que não se pronunciou sobre a notícia.
Ao fazer o primeiro anúncio, na sexta-feira (17/12), as ações da empresa caíram 1,1%. Mas nas negociações de segunda e terça-feira, o volume de perdas foi revertido.
No início deste ano, as redes de farmácia dos Estados Unidos fizeram um recall dos protetores solares da Johnson & Johnson, depois que a empresa disse ter detectado benzeno em algumas amostras.
Onde o benzeno é encontrado e que sintomas ele causa?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), as pessoas podem ser expostas ao benzeno no dia a dia:
- O ar externo contém baixos níveis de benzeno proveniente do fumo do tabaco, de postos de gasolina, do escapamento de veículos e emissões industriais.
- O ar interno geralmente contém níveis mais elevados de benzeno do que o ar externo. O benzeno no ar interno é proveniente de produtos que contêm benzeno, como colas, tintas, lustra-móveis e detergentes.
- O ar em torno de locais de despejo de resíduos perigosos ou postos de gasolina pode conter níveis mais elevados de benzeno do que outras áreas.
- Uma das principais fontes de exposição ao benzeno é a fumaça do tabaco.
Quando uma pessoa é exposta por um período prolongado, o benzeno faz com que as células do corpo percam suas funções.
"Por exemplo, pode fazer com que a medula óssea não produza glóbulos vermelhos suficientes, o que pode provocar anemia. Além disso, pode danificar o sistema imunológico, ao alterar os níveis de anticorpos no sangue e provocar a perda de glóbulos brancos", de acordo com o CDC.
O principal efeito do benzeno pela exposição prolongada ocorre no sangue — por isso, pode levar à leucemia, que é um tipo de câncer do sangue.
Com informações da BBC