TRIBUNA E IPESPE DIVULGAM PESQUISA ELEITORAL NESTA QUARTA-FEIRA (30)

Marcela Montenegro: ideia é ir acompanhando a evolução das intenções de voto até as eleições

O Sistema Tribuna de Comunicação divulgará na edição online da TRIBUNA DO NORTE, na noite desta quarta-feira (30), os primeiros resultados da primeira de uma série de pesquisas de intenções de votos dos eleitores do Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que tem mais de três décadas de atuação no mercado. A íntegra da pesquisa TN/Ipespe, que traz, com exclusividade, o cenário das intenções de voto para governador do Estado, presidente e senador nas eleições deste ano, será divulgada na edição impressa da TN, na quinta-feira (31), e no Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News Natal FM 93,5.

De forma absolutamente transparente e com alta credibilidade, a série de pesquisas será divulgada até às vésperas do primeiro turno das eleições, no dia 02 de outubro. A diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, explica que a ideia é “ir acompanhando a evolução das intenções de voto” ao longo da campanha eleitoral até o dia das eleições.

“Essa é uma variável básica em qualquer pesquisa eleitoral, a gente ir acompanhando essa curva de evolução de votos dos eleitores não apenas para governador do Estado, mas também para presidente e para senador, mas a gente também vai trazer algumas questões relativas ao próprio desempenho das gestões dos governos do Estado e federal”.

Segundo ela, cada edição da pesquisa vai trazer algumas perguntas de interesse mais conjuntural. “Vamos apontar um fato interessante que seja importante para as pessoas tomarem conhecimento de como é a opinião pública, como é que a sociedade está se posicionando ou está enxergando determinadas situações”, disse a executiva. “Então, a gente vai ter sempre um bloco de perguntas conjunturais que possam ser interessantes do ponto de vista da informação para o leitor da Tribuna”, explicou Marcela Montenegro.

A Executiva do Ipespe considera que “é um pouco precoce” fazer alguma antecipação de análise, sobretudo num ano de eleição que “vai ser, me parece, um ano muito dinâmico e com eleições muito diversificadas e até em alguns casos surpreendentes”.

Este ano, comentou Marcela, as pesquisas vêm mostrando que “as pessoas não estão muito dispostas a risco, a escolher nomes absolutamente desconhecidos”. As pesquisas, disse ela, “têm mostrado que, nessa eleição, o atributo experiência de ter o que mostrar, de ter um currículo, de ter elementos na biografia do candidato que tem mais segurança para as pessoas, até o momento, pelo que a gente tem acompanhado das pesquisas, vai ter um peso relevante nessa eleição.

O gerente de Programação da Jovem Pan News Natal, Erasmo Magno, disse que essa primeira pesquisa eleitoral de 2022, pode ser considerada uma das mais sérias, por ser realizada por um instituto de renome nacional e divulgada por um veículo de tradição, com 72 anos de existência, e alta credibilidade como é o caso da TRIBUNA DO NORTE e a rádio Jovem Pan News Natal, que tem dois anos. “Não é somente o resultado da pesquisa, que é divulgada, mas toda uma análise isenta de qualquer interpretação de qualquer lado e dos resultados”, disse ele.

Erasmo Magno disse que a pesquisa será analisada para ouvintes e internautas: ”Esse que é o grande diferencial. No Jornal da Manhã, do dia 31, a pesquisa será divulgada na rádio e analisada por nosso time de jornalistas, da forma como foi posta a pesquisa, refletindo os números com referência na publicação dos resultados”, adiantou o gerente de programação da Jovem Pan News Natal.

O diretor de Redação da TRIBUNA DO NORTE, jornalista Everton Dantas, explica que a pesquisa TN/Ipespe, a ser divulgada esta semana “vai ter importância, porque sairá antes do fim da data limite 'janela partidária” (1º de abril), período em que os partidos estão formando suas chapas, principalmente de deputados, estadual e federal.

“Nós acreditamos que a pesquisa vai dar uma contribuição muito grande, pra que a população entenda este momento político que estamos vivendo, porque o Sistema Tribuna se associou a um dos maiores institutos de pesquisa do país”, analisou o jornalista.

Pesquisa trará uma avaliação das gestões públicas

“O Ipespe vem, recorrentemente, apresentando pesquisas nacionais, respeitadas, e a gente acredita que essa pesquisa abrirá o calendário eleitoral de 2022, porque vai estabelecer parâmetros e, pela primeira vez, vai configurar um cenário técnico e profissional de como estão os nomes de pré-candidatos e como está se comportando eleitorado no Rio Grande do Norte para presidente, para governo e para o Senado”, analisa o jornalista Everton Dantas, diretor de Redação da Tribuna do Norte.

Ele afirmou, ainda, que durante o ano esse trabalho que a TN vai desenvolver, vai ajudar o leitor e o internauta a compreenderem “como é que os eleitores estão pensando e mostrar como os candidatos são enxergados por esses eleitores”. Para o jornalista, aqui no Rio Grande do Norte, a pesquisa poderá dizer se “está consolidada a tendência nacional, de que essa eleição vai ser diferente de 2018”, quando se consolidou a tendência de eleger outsiders, pessoas que “estavam fora da política e conseguiram se eleger”.

Segundo Everton Dantas, a pesquisa deve mostrar se no Rio Grande do Norte “o eleitor pensa da mesma forma ou se mudou de entendimento e, agora, vai buscar nas urnas, um politico que tenha mais experiência, mesmo que não tenha sido eleito na última eleição, ou que esteja concorrendo agora, perdeu o cargo ou pode votar”.

Everton Dantas avalia que este é um dos aspectos, mas, além disso, a pesquisa “traz questões administrativas sobre problemas do Rio Grande do Norte e nacionais, que a gente também encontra no Estado, e vamos poder mostrar também, afora a questão eleitoral, como é que a população potiguar vê os problemas que todos nós, brasileiros, estamos enfrentando atualmente”. “A gente acredita que vai dar uma grande contribuição para o debate eleitoral e também para o debate público”, concluiu Everton Dantas.

TRIBUNA DO NORTE