Programa Conversando Com o Prefeito de 2012

No seu primeiro programa do ano de 2012, o Prefeito Eider Medeiros fez uma pequena retrospectiva do ano anterior, ressaltando que o ano terminou com as finanças equilibradas e várias ações sociais funcionando através do Cartão Cidadão – botijões de água de qualidade sendo disponibilizados para as famílias de baixa renda, complemento alimentar, remédios para quem tem necessidade de uma medicação continuada, próteses, etc.


O prefeito falou, também, sobre as comemorações de fim de ano com o Alto, Luz de Natal, queima de fogos e réveillon com a Banda Grafith e a confraternização dos funcionários.



Banco do Brasil

Ressaltando a felicidade de ter conseguido trazer uma agência do Banco do Brasil para o município, ele lembrou as dificuldades que teve de enfrentar:

A minha luta foi uma luta antiga que começou quando eu ainda não era prefeito e estava à frente da CDL de Alto do Rodrigues.

Depois de ter feito um levantamento da viabilidade da vinda do Banco do Brasil para o município, onde funcionam a Termo Assu e a Petrobras, levei o projeto a superintendência do Banco do Brasil. No entanto, apesar de ter conseguido a agência, o projeto foi arquivado, não tendo sido levado adiante pelo poder público na época.


A vinda da agência foi mais um compromisso cumprido. Alto do Rodrigues sempre teve potencial. O problema é que não houve antes uma gestão que potencializasse isso.

Depois que assumi a prefeitura, me empenhei novamente para a sua vinda e, no dia 5 de janeiro deste ano, a minha luta foi recompensada com a inauguração da nova agência.

Nessa minha trajetória em trazer a agência para Alto do Rodrigues, eu não poderia deixar de agradecer a todos que estiveram comigo nessa luta, principalmente o então senador Garibaldi Alves, agora ministro, e o deputado Henrique Alves.

Saneamento Básico

“Outra luta que travei desde que assumi a prefeitura e que obtive êxito foi a vinda da obra do século – o saneamento básico. A vinda do saneamento dará fim aos transtornos com fossa cheias, esgotos a céu aberto e mosquitos, prevenindo doenças e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população, pois as pessoas me colocaram na prefeitura para trabalhar e fazer o melhor pela cidade.”

De acordo com o prefeito, as obras de saneamento serão divididas em duas partes. A primeira parte foi conseguida em 2009, com a então Ministra Dilma, junto ao governo Lula e faz parte das obras do PAC 1. A segunda parte foi disponibilizada através do PAC 2, garantindo assim que a cidade de Alto do Rodrigues seja 100% saneada.

Uma coisa acordada com a empresa foi que a obra fosse feita de forma ordenada: após a colocação dos tubos numa rua, o calçamento dever ser feito logo em seguida, diminuindo assim os transtornos para os moradores.”

Chegada de quatro ônibus novos em menos de 30 dias

Quando assumiu a prefeitura, encontrei apenas dois ônibus sucateados para transporte dos estudantes. Isso causava transtornos, pois os mesmos viviam quebrando. Além do mais, a demanda foi aumentada e rotas novas foram criadas – hoje as rotas são três vezes maiores. Também, houve o aumento da demanda de alunos indo para escolas e universidades em Macau, Angicos, além das já existentes para Ipanguassu e Assu.

Com a aquisição de mais 4 ônibus, agora existem seis novos transportes escolares levando os alunos aos seus respectivos estabelecimentos de ensino, embora o município não tenha obrigação de disponibilizar transportes para faculdades e cursos em outras cidades. Mas investir na educação dos nossos jovens é muito importante e a prefeitura continuará a disponibilizar transportes para tais que estudam em outros municípios.”


Aplicação dos novos recursos dos Royalties

O prefeito também falou do aumento dos royalties pagos pela Petrobras e as muitas obras que começam a ser realizadas:

“Alto do Rodrigues sempre teve ótimas arrecadações de royalties. Contudo, quando assumi, houve uma queda significativa de tais royalties. Assim, busquei judicialmente tais recursos que o município havia perdido. Com a chegada destes recursos, muitas obras serão realizadas para beneficio da população. Muitos projetos já foram desenvolvidos – alguns já licitados – para realização de obras, tais como calçamento em Barrocas, Canafístula, reformas de praças e colocação de equipamento de Cooper, asfalto no Distrito de Sítio São José, Tabatinga e em ruas da zona urbana de Alto do Rodrigues – onde o saneamento for passando, virá posteriormente o asfalto.

Também, embora seja obrigação do Governo do Estado, nós iremos refazer o asfalto da Avenida Ângelo Varela, que é a RN 118. Além disso, iremos colocar iluminação na RN 118, sentido Alto/Pendências, até a placa que indica a divisão do território das duas cidades. A medida visa reduzir o índice de acidentes naquela parte da estrada. A prefeitura já vem fazendo a poda da vegetação ao longo da RN para facilitar a visibilidade de quem trafega naquele setor e, agora, colocaremos poste de iluminação. Iniciaremos, também, a segunda etapa da duplicação da RN 118, sentido Alto/Assu, com a colocação de canteiros e iluminação.”