É preciso preparar o bolso para os impostos do carro, no início do ano
Depois dos muitos gastos com as festas de final de ano, agora é preciso ter mais cautela, principalmente aqueles que têm carro. É chegada a hora de começar a preparar o orçamento e colocar no papel o que deve ser pago nos próximos meses. Os impostos são os que mais pesam no bolso do consumidor e não são poucos: Licenciamento anual, Seguro obrigatório (DPVAT) e Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA). Para pagar com tranquilidade, quem não conseguiu segurar uma parte do 13º salário, vai ter que poupar.

De acordo com o professor de economia da Faculdade Boa Viagem e consultor da Datamétrica Alexandre Jatobá, o proprietário do veículo pode se preparar para pagar os impostos do carro através da referência do valor pago no ano anterior. “Ao ter uma noção do preço que será pago, como o pagamento é em março, o consumidor deve começar a poupar para liquidar as taxas à vista, já que há um desconto concedido”, explica. O ideal é guardar parte do 13º salário ou fazer uma poupança, segundo Jatobá. “Depois que realizar o pagamento dos impostos deste ano, o consumidor já deve começar a guardar para os impostos de 2012”, alerta Alexandre.

Os gastos em dezembro do ano passado com presentes, roupas e festas da publicitária Nathalia Luna, 22, passaram do previsto. Consumista assumida, ela está dentre aqueles que vão precisar poupar em janeiro e fevereiro. “Se eu conseguir economizar nesses meses que são cheios de promoções atrativas, pretendo fazer o pagamento da parcela única, porque é mais vantajoso”, diz Luna. Mas se não for possível, a publicitária vai ter que parcelar. “Pelo mesmo valor ainda acho que vale a pena”, afirma.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), O IPVA está atrelado ao licenciamento do veículo que soma ainda a taxa de Bombeiro, seguro obrigatório e as multas de trânsito, caso tenha tido algum tipo de infração.

IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo.

Seguro Obrigatório (DPVAT)
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres tem por finalidade amparar as vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores ou por suas cargas, em todo o território nacional, independente de quem seja a culpa desses acidentes.

Licenciamento Anual
Deve ser feito anualmente e autoriza o veículo a circular em território nacional. Serve para atestar as condições de segurança e conformidade quanto às normas de emissão de poluentes e ruído.