Alto do Rodrigues é o mais novo município a entrar no Justiça e Escola

No último dia 13, o município de Alto do Rodrigues efetivou seu ingresso no programa Justiça e Escola, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do RN.


Várias autoridades estiveram presentes ao evento realizado no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva: o Prefeito Eider Medeiros, a Primeira-dama Jaqueline Medeiros ( secretária de Assistência Social), a Juíza Fátima Maria Costa Soares de Lima, titular da 1 ª Vara de Família do Fórum Judiciário da Zona Sul de Natal ( representando a Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de projetos Sócio-Ambientais do TJ), vereadores Antônio José e Antônio Olegário, secretários Raquel Soares Viana (Educação e Cultura),Wilson Cunha (Obras), Antônio Saraiva (Agricutura), José Maria (Tributação) e Renan Santos (Administração), o pároco Edson Galvão, o líder evangélico Raimundo, além de representantes das comunidades e de todas as escolas municipais.


O Prefeito Eider Medeiros falou da alegria de o Alto do Rodrigues está participando do programa e elogiou o TJRN pela preocupação em estar presente nos municípios com relação a algo tão importante quanto a educação. Em seu discurso, o prefeito ressaltou que a educação sempre foi prioridade desde o início do seu governo, citando a valorização do magistério, com a implantação do Plano de Cargos e Salários, e a restauração da rede municipal de ensino. Ele trouxe a atenção, também, o desempenho dos alunos na Prova Brasil como um dos reflexos do trabalho realizado no setor educacional:

“Em 2009, apenas um aluno da rede municipal conseguiu aprovação na Prova Brasil. Em 2010, foram 10 aprovados. No ano passado, foram mais de 80 alunos! Este ano, estamos investindo em transporte escolar para solucionar um problema grave e que vinha se arrastando há muitos anos. Já são seis ônibus novos para fazer o transporte dos alunos e está prevista a chegada de mais um outro veiculo, somando um total de 7 ônibus escolares que garantirão a presença de nossas crianças nas escolas.”


A Juíza Fátima Maria falou da visão que o Poder Judiciário tem da escola como promotora da cidadania, pois é lá onde a cidadania se concretiza. Ela explicou ainda que o Justiça e Escola usa a metodologia americana de "o caráter conta", presente em vários países além do Brasil, e que trabalha a formação do cidadão a partir de seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. A juíza também ressaltou a necessidade de toda a sociedade está engajada no fortalecimento familiar e escolar para a construção de um mundo melhor, lembrando que tudo começa na família e na escola.