Interior do RN: mais de 620 presos em delegacias
As delegacias do Rio Grande do Norte contam atualmente com 626 presos custodiados pela Polícia Civil somente no interior do estado. Este é o número levantado pelo Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), entre os dias 1º e 15 de fevereiro. O sindicato não divulgou o número de presos nas delegacias da Grande Natal.

A Defur de Mossoró tem atualmente 89 presos, e mais a 1ª DP com 28 e a 2ª DP com 48 presos. Outra situação preocupante, às vésperas do Carnaval é a de Macau, conhecido por ser um dos pontos de folia mais visitados do RN. Na cidade estão presos na cerca de 60 presos. O sindicato alerta que vários municípios apresentam números preocupantes, como é o caso de Santa Cruz (66 presos), Pau dos Ferros (55 presos), Guamaré (39 presos) São Paulo do Potengi (36 presos), Apodi (25 presos), Jucurutu (23 presos), Touros (23 presos), Acari (17 presos) e Patu (16 presos).

A diretoria do Sindicato diz que o levantamento chamou atenção."Estamos tentando uma audiência com o novo gestor da Sejuc, até porque ao final da nossa greve no ano passado, o Governo assinou um acordo conosco no Tribunal de Justiça se comprometendo não apenas com a solução da região metropolitana, mas estabelecer um cronograma de abertura de novas cadeias públicas para ir resolvendo o problema do interior. Queremos saber como anda a situação, até porque este número de presos nas delegacias só cresce, porque as transferências para CDPs sempre são menores que os números de prisões", declarou a vice-presidente, Renata Pimenta.

O sindicato afirma que o relatório completo será disponibilizado ao titular da Sejuc, Fábio de Holanda, assim que ele confirmar a data da reunião que vem sendo tentada pelo Sinpol.