Programa Justiça na Escola será implantando em Alto do Rodrigues

Nesta segunda (13) acontecerá a I Ação Formativa do Programa Justiça e Escola, às 19h no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva. Pais, alunos, professores e toda a população estão convidados pára participar da abertura do evento. O convênio para a implantação do convenio foi firmado pela Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da Secretaria de Educação, com o Tribunal de Justiça do Estado.

Terça (14) e quarta (15) acontecerão as aulas na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo, nos turnos matutino e vespertino, para educadores da rede municipal de ensino e representantes do Conselho tutelar, COMDICA e monitores escolares, entre outros. Eles serão capacitados na metodologia de "o caráter conta" que trabalha a formação do cidadão a partir de seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania.

O Programa Justiça na Escola foi criado em 2007 pelo Tribunal de Justiça do RN com o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade escolar, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação do RN e objetiva uma educação voltada para valores que conduza a formação ética do verdadeiro cidadão conscientizando pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, promovendo esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética e à justiça. Usando uma linguagem acessível e buscando sempre adaptá-la à realidade dos alunos, os voluntários auxiliam na formação das crianças e adolescentes, transmitindo informações sobre o funcionamento do Poder Judiciário e demais estruturas.


Saúde na escola

Outro programa implantado pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação foi o Saúde na Escola com o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos, além da construção de uma cultura de paz nas escolas.

Dividido em blocos, ele engloba a promoção de saúde e da prevenção, avaliação psicológica do aluno, estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva, construção de uma cultura de paz, combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, educação sexual e reprodutiva, capacitação profissional, entre outras ações.