Internet para quem quer e precisa


Paulo Silva tem um blog sobre o bairro Guarapes, onde mora



Todos os dias, o garoto Paulo Silva, de 14 anos, sai de manhã do barraco onde vive, no assentamento Anatália, localizado no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal, e vai até a lan house para atualizar seu blog. Do outro lado da cidade, em Mãe Luiza, um grupo de adolescentes se reúne para fazer vídeos da vida no bairro, relatos que são disponibilizados para o mundo através da Internet.
Os dois casos ilustram uma nova realidade: o número de brasileiros que utilizam a Internet aumentou em todas as classes, especialmente nas mais baixas. No RN, 12,9% dos potiguares acessavam a Internet em 2005, número que passou para 36,5% em 2011, representando uma variação de 220%.

No Brasil, o percentual de pessoas no grupo sem rendimento e com até um quarto de salário mínimo que acessaram a Internet aumentou de 3,8%, em 2005, para 21,4%, em 2011. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Paulo vive num casebre simples, feito de pedaços de compensado. As ruas do assentamento Anatália são de chão batido e a separação entre as moradias é feita com cercas de arame farpado. A luz chega através de ligações clandestinas.

A condição financeira de Paulo impede que ele tenha computador, mas não representa um obstáculo para que ele possa interagir com o mundo digital. “As pessoas que não tem Internet em casa podem acessar na lan house”, avalia. No caso dele, o acesso é liberado por um casal proprietário de uma das lan houses do Guarapes.
Magnus NascimentoPaulo Silva tem um blog sobre o bairro Guarapes, onde mora
( fonte tribuna do norte)