GOVERNO NOTIFICA 3,4 MILHÕES DE MOTORISTAS QUE AINDA NÃO FIZERAM O EXAME TOXICOLÓGICO


A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, voltará a notificar os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que ainda não realizaram o exame toxicológico. Ao todo, 3,4 milhões de condutores – que dirigem caminhões e ônibus, por exemplo – estão com a situação irregular. O prazo vai até dia 30 de abril.


Para fazer o exame, o condutor deve procurar um laboratório credenciado pela Senatran. O teste é feito mediante a coleta de amostra de cabelo, pelo ou unha, em que é possível detectar substâncias psicoativas consumidas até 180 dias antes, como anfetaminas, canabinoides e cocaína. O exame tem validade de 90 dias a partir da coleta.

Realizada a coleta, o motorista seguirá o procedimento padrão para emissão da habilitação. No caso de resultado do toxicológico positivo, o condutor será proibido de conduzir o veículo por três meses, bem como de renovar a CNH. O documento poderá ser renovado apenas após a realização de um novo exame que apresente resultado negativo.

Veja como verificar se seu exame toxicológico está em dia:
 
Acesse o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
 
Clique em "exame toxicológico";
 
Verifique se o prazo para realização está vencido;
 
Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aqueles que forem flagrados com o exame vencido serão notificados e autuados. Como é considerada infração gravíssima, o flagrante pode acarretar perda de sete pontos na CNH, além de multa no valor de R$ 1,4 mil. No caso de reincidência, ao longo de 12 meses, a multa pode chegar a R$ 2,9 mil.