POR TRÁS DO DISCURSO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO SE DIFUNDEM ÓDIO E EXTREMISMO, DIZ BARROSO


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (15) que o mundo vive um momento em que a liberdade de expressão é usada para divulgar “intolerância” e “extremismo” e para sustentar um modelo de negócios que “vive de engajamento”.


“Por trás do discurso da liberdade de expressão, se difundem o ódio, o mal, a intolerância, o extremismo”, declarou.

“Se evoca a liberdade de expressão, que é um valor precioso, quando, na verdade, é um modelo de negócios, que vive de engajamento, de cliques.”

Segundo o ministro, o ódio, a desinformação, a mentira e a agressividade “trazem muito mais engajamento do que o bem, o discurso moderado e a busca da verdade possível”.

Para o magistrado, é preciso “equacionar” o problema, de forma que a liberdade de expressão não seja destrutiva para a vida democrática.

“O discurso é da liberdade de expressão, mas nós estamos falando é de dinheiro e de gente que está ganhando e incentivando o mal.”

As declarações foram feitas em fórum sobre “Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social”, promovido pelo programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud) e realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Segundo Barroso, há atualmente uma “questão democrática” em jogo, ameaçada por um “movimento global de extremismo”, com atitude “anti-institucional” e “antipluralista”.

“Estamos vivendo um momento de grande tensão entre liberdade de expressão e a preservação das instituições e da vida civilizada”, afirmou. “Porque os incentivos são errados. Quanto mais ódio, quanto mais ataques, maior a receita.”

O presidente do STF disse não haver solução moralmente ou juridicamente “simples e barata” para tratar do problema.

“A coesão social está exigindo que todos nós sejamos capazes de pensar caminhos para que a revolução tecnológica, que traz muitos benefícios para a humanidade, não descarrilhe para um trilho em que os valores que queremos cultivar, a causa da humanidade, os valores civilizatórios, sejam corrompidos.”

Com informaões da CNN.