EMPARN RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO


O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) realizou a entrega simbólica de equipamentos para fortalecer a rede de monitoramento meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O evento ocorreu quinta-feira (19), na sede da Emparn e contou com a presença de autoridades.

O Igarn doou à Emparn 11 dataloggers, dispositivos que serão integrados às estações meteorológicas para a captação de variáveis como chuva, temperatura e umidade, transmitindo essas informações para o sistema da Emparn. Além disso, foram entregues 60 baterias essenciais para o funcionamento das estações.

O diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão, expressou gratidão pela doação, ressaltando que os novos equipamentos garantirão o pleno funcionamento do sistema. “Este é um momento de agradecimento. Foram poucas reuniões, mas bastante resolutivas. As baterias e os dataloggers já estão aqui, garantindo que o sistema volte a operar com total capacidade”, disse Maranhão.

Durante o evento, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, apresentou as previsões climatológicas para os três primeiros meses de 2025. Segundo ele, as condições nos oceanos Atlântico e Pacífico indicam que, nos próximos meses, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade.

“No Pacífico, um fenômeno La Niña fraco está se estabelecendo. No Atlântico, o Atlântico Norte está um pouco mais aquecido que o Sul, o que sugere chuvas dentro da normalidade entre janeiro e março. Janeiro deverá ter um mês mais chuvoso, devido à formação de sistemas meteorológicos, com chuvas mais intensas na primeira quinzena. Em março, ainda não podemos afirmar como a zona de convergência atmosférica irá atuar, pois precisamos entender melhor o comportamento do Atlântico Sul”, afirmou Bistrot.