VEREADOR USA RECURSO PÚBLICO PARA BANCAR A ATRAÇÃO PRINCIPAL DA PRÓPRIA FESTA DE ANIVERSÁRIO
Era 17 de julho de 2022, um domingo ensolarado na capital do Rio Grande do Norte, em que o vereador Luciano Nascimento (atualmente no PSD) reuniu aliados, eleitores e assessores para celebrar mais um aniversário.
O evento transcorreu no popular bairro de Nazaré, na paupérrima Zona Oeste de Natal, tendo como principal atração o sanfoneiro Giannini Alencar.
Ainda se apresentaram Valdik Moral, Edivanilson Paixão, Nailson Santos do Acordeon, Forró Xegado, Panka de Bakana e Alécio Farra.
Mas é a forma como Luciano pagou Giannini Alencar que chama atenção. O cachê no valor de R$ 20 mil foi pago por meio do extrato de contrato Nº 114/2022 publicado no Diário Oficial do Município de 8 de agosto de 2022, 20 dias após a apresentação.
O recurso é da Fundação Cultural Capitania das Artes, órgão da Prefeitura de Natal.
A apresentação consta no contrato como parte do “Aniversário Solidário do Ver. Luciano Nascimento” na rubrica de “APOIO AS FESTAS TRADICIONAIS E OS FESTEJOS POPULARES DO MUNICIPIO DE NATAL”.
Trocando em miúdos: foram R$ 20 mil em dinheiro público para bancar a atração principal de uma festa de promoção pessoal de um vereador.
Adjuto subiu ao palco em plena pré-campanha (Foto: reprodução) |
Outro detalhe que chama atenção é que no palco onde os artistas se apresentaram há um registro fotográfico postado no próprio perfil de Luciano da presença do então candidato a deputado estadual Adjuto Dias (MDB), filho do a época prefeito Álvaro Dias (REPU).
A foto não consta Giannini, o único comprovadamente pago com dinheiro público.
Mas era julho de 2022, em pleno período de pré-campanha, quando há uma série de restrições par eventos pagos com dinheiro público e presença em palco com artistas.
Outros políticos passaram pelo evento, mas não há registro da presença deles no palco com os artistas.
Esse caso só veio a tona com a possibilidade de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) por ter enviado emenda para o evento Rolé Vermelho que após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou o fato histórico.
Confira a edição do DOM com a publicação do contrato
Blog do Barreto