COMPORTA DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES SERÁ FECHADA PARA REALIZAÇÃO DE REPAROS A PARTIR DO DIA 03 DE SETEMBRO


O fechamento da comporta da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (ARG), localizada no município de Itajá, região do Vale do Açu está marcado para os dias 03 e 04 de setembro, próximo. O fato foi comunicado no último dia 21 de agosto, em reunião na sede do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) em Natal.

Nesse período o abastecimento hídrico de Assú e Mossoró será feito a partir do Açude Público Mendubim.

Segundo publicação no site oficial do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), a medida é necessária para a execução de reparos internos urgentes na Pequena Central Hidrelétrica Armando Ribeiro, cuja inspeção técnica identificou indícios de corrosão nos tubos de tomada d’água do sistema de resfriamento, representando alto risco de inundação da casa de máquinas.

A empresa responsável já mobilizou a equipe técnica e arcará integralmente com os custos da intervenção, conforme ofício encaminhado ao DNOCS no último dia 22 de julho.

Do encontro na sede do Igarn em Natal, participaram representantes da comunidade, da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Margens do Açude Mendubim (AMPRAM), do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e vereadores do município de Assú.

Entre os principais encaminhamentos, ficou definida a realização do IGARN Itinerante em Assú para cadastramento de usuários de água, com apoio do sindicato local. Também foi acordada a capacitação de representantes do sindicato e da prefeitura para apoiar a regularização dos usuários de água.

Outro ponto debatido foi a criação de um canal direto de comunicação da AMPRAM com os órgãos responsáveis, para acompanhamento da situação das comportas e equipamentos hidromecânicos do Açude Público Mendubim.

Segundo o Igarn, o CBH PPA acrescentou como encaminhamentos a realização de uma reunião específica sobre a Lagoa do Piató, a discussão sobre o policiamento dos reservatórios em parceria com DNOCS e ANA, além da participação em audiência pública sobre a lagoa.

Durante o encontro, o coordenador de Regulação do IGARN, Nelson Césio, apresentou o quadro hidrológico atualizado e os pontos da alocação de água do Mendubim e da Armando Ribeiro Gonçalves (ARG), reforçando a importância da participação da comunidade no processo.