COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA DE HIDROGÊNIO VERDE DO RN DEFINE REPRESENTANTES


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC) definiu os representantes do Comitê Gestor do Programa Norte-Rio-Grandense de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde (COGEHRN), que tem o objetivo de gerir e tratar das questões relacionadas ao hidrogênio verde e à indústria sustentável no RN. A composição do grupo foi publicada nesta quinta-feira (21), pelo Diário Oficial do Estado.

Instituída por meio da Portaria SEI nº 18/2026, assinada pelo Secretário-Adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Hugo Fonseca, a ação conta com a previsão de programas de pesquisa, inovação e incentivos econômicos, voltados ao estímulo de empresas e instituições de ensino a desenvolver tecnologias ligadas ao hidrogênio verde e à eficiência energética.

Entre os representantes do comitê estão secretarias estaduais, como a de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (SIN), Fazenda (Sefaz), Agricultura (Sape), Educação (SEEC), além dos Gabinetes Civis e a Procuradoria-Geral. Também estão previstas instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do RN (UERN), Federação das Indústrias (FIERN) e Sebrae, com o objetivo de coordenar ações e políticas voltadas ao incentivo do hidrogênio verde e da indústria sustentável no estado.

Com respaldo na Lei nº 12.336/2025, de 30 de Julho de 2025, o comitê ampara e estabelece a promoção da energia limpa e da indústria sustentável no RN, garantindo atribuições formais, competências definidas e o acompanhamento das ações voltadas ao desenvolvimento do hidrogênio verde e à inovação tecnológica no estado.