Candidato com pneumonia fará vestibular da Unicamp no hospital

Internado há 12 dias por conta de uma pneumonia bacteriana, o cabeleireiro Luiz Ricardo Barbosa da Silva, de 23 anos, fará o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste domingo (13) no hospital da PUC-Campinas. O exame será aplicado a partir das 13h em 22 cidades brasileiras.

Silva terá de respeitar as mesmas regras dos demais 61 mil candidatos inscritos, como tempo de execução e a proibição do uso de equipamentos eletrônicos. A única diferença em relação aos demais concorrentes é que ele fará a prova sozinho no quarto do hospital, acompanhado apenas pelo fiscal da Comvest, responsável pela aplicação do exame.

Luiz Ricardo Barbosa da Silva fará o vestibular mesmo doente dentro do hospital (Foto: Crislaine Gava/ Hospital PUC-Campinas)Luiz Ricardo Barbosa da Silva fará o vestibular mesmo doente dentro do hospital (Foto: Crislaine Gava/ Hospital PUC-Campinas)

Um dia antes de ser internado, Silva sentiu dores de cabeça, febre, falta de ar e dores no peito, mas não procurou o médico. "Fui dormir e no dia seguinte segui para uma consulta com o dentista, já marcada, no hospital da PUC. De lá, passei mal, saí para o hospital e já fiquei internado", afirma.

Silva conta que passou por três cirurgias, está com dreno no pulmão, mas não sente dores e está preparado para o vestibular. É a terceira vez consecutiva que ele fará o exame da Unicamp para o curso de educação física. "Quero estudar em uma boa universidade, me formar. É um dos meus sonhos", diz.

O cabeleireiro fez curso pré-vestibular nos dois anos anteriores, mas neste ano optou por estudar em casa com materiais didáticos e aulas em vídeos. Os irmãos mais novos, que cursam o ensino médio, ajudavam tirar as dúvidas. "No ano passado faltou pouco para passar para a segunda fase, creio que neste ano vá conseguir."

Para Silva, seu estado de saúde não vai interferir no desempenho da prova. "Durante a internação, o vestibular não saiu da minha cabeça. Pedi à minha tia que entrasse em contato com a Comvest para que eles aplicassem a prova aqui." O candidato acredita que vá ficar internado até pelo menos a próxima quarta-feira (16).

Contato prévio
A assessoria de imprensa da Comvest afirmou que em anos anteriores ocorreu casos parecidos com os de Silva e que se há um contato prévio, a comissão pode avaliar a situação e enviar um fiscal para aplicar a prova.

Neste processo seletivo são oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A prova da primeira fase terá duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. O resultado sai em 20 de dezembro.
(g1.com)