ALTO DO RODRIGUES RECEBERÁ UNIVERSITÁRIOS DO PROGRAMA VER-SUS BRASIL





Uma equipe formada por estudantes universitários esteve na manhã desta quarta-feira (3) na sede administrativa do município, para participar de uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora, o secretário municipal de Comunicação Social e o adjunto, Abelardo Neto e Giovani Filho, respectivamente,  para planejar as ações e definir estratégias do Ver-Sus Brasil, programa de extensão universitária do Ministério da Saúde em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a Rede Unida.

Segundo João Paulo de Sá, que é integrante da Comissão Estadual do Ver-Sus, além do Alto do Rodrigues apenas mais três municípios do Rio Grande do Norte foram selecionados para receber o programa.

O Ver-Sus Brasil será apresentado a população no dia 14 de julho durante a programação que será desenvolvida pela secretária municipal de Saúde com ações de prevenção  da saúde no "Dia do Homem". A equipe conta com 12 universitários, dez deles 10 são chamados de "Viventes" e dois de "Facilitadores".

Os estudantes permanecerão por dez dias na cidade e irão participar do cotidiano do SUS no município e aprender sobre: financiamento, estratégias de controle de auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor de saúde.

A equipe fará visitas às unidades de saúde e a pontos estratégicos da cidade, o que eles chamam tecnicamente de "determinantes de saúde" como  pocilga, lixões, margens do rio, entre outros, durante o período de 14 a 23 de julho, com todas as despesas como refeições, estadia e transportes para locomoção nas zonas urbana e rural, bancadas pelo município.