SECRETÁRIO REAFIRMA INFORMAÇÕES SOBRE SITUAÇÃO DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO




  Após a publicação de uma matéria aqui no blog sobre a crise no abastecimento de água que atinge os municípios do Vale do Açu, recebemos um telefonema da coordenadoria da defesa civil do município de Pendências, representada pelo Sr. Ezequias Florêncio, externando sua preocupação com relação ao problema e ao mesmo tempo contestando algumas informações sobre a situação exposta.
Esclarecemos que ao publicar a matéria, não tivemos nenhuma intenção de causar qualquer tipo de pânico ou terror a população, mas sim, de contribuir para conscientizá-la da situação.
Entendemos a preocupação da coordenação, mas os fatos publicados foram reafirmados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Alto do Rodrigues, Francisco Paiva ("Bão" - foto), que segundo reiterou condizem com a realidade. Ele acrescentou ainda que o município participou de uma reunião a convite da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) onde foi informado que brevemente os municípios da região serão abastecidos através de adutora de engate rápido.
Quando o blog citou que foi uma determinação da Agência Nacional de Águas (ANA), foi por entender que a agência tem a responsabilidade pelo controle da água do rio Piranhas Açu e autoridade para tomar decisões referentes ao assunto.
O secretário disse que ficou surpreso com a repercussão da matéria, porém, lembrou que todas reuniões realizadas para discutir sobre a crise, contou com a participação de representantes de diversos municípios da região, e ficou claro que quando o volume da barragem Armando Ribeiro atingisse 25% de seu volume o uso da água seria restrito apenas para o consumo humano e animal. 
Bão revelou a reportagem do blog que no município já existe uma grande preocupação com relação ao futuro do projeto do Diba, pequenos irrigantes e a Termoaçu, sobretudo no que se refere a questão da economia e a geração de emprego e renda por consequência da crise hídrica. 
Na próxima semana a Caern reunirá representantes dos municípios em Alto do Rodrigues, para apresentar o projeto emergencial de abastecimento. O secretário se comprometeu com a nossa reportagem de informar em breve o local e data do encontro e de antemão adiantou o convite para o seu companheiro Ezequias Florêncio.
Panorama do Alto com o blog Falando Irreverente