CAMPANHA ‘NOVEMBRO AZUL’ REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul”,é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina.
O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e, tem como agravo, a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.
Usuário recebendo o atendimento no ESF-2
Dentista Felipe Wagner realizando atendimento no ESF-5
O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45 se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Médico Zenildo e o Educ. fisico, Thomas Magnum, orientando os pacientes
A Prefeitura municipal, através da secretaria de Saúde, realizou durante essa semana, uma programação com ações de políticas públicas referente a Campanha Novembro Azul. As ações ocorreram nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), na zona urbana do município, contando com diversos profissionais da saúde municipal.
A programação contemplou testes rápidos de Sífilis, HIV, HBSAG, HCU, teste de Glicemia, aferição PA, palestras, enfocando temas relacionados a prevenção a doenças mais frequentes, que acometem os homens, atendimento odontológico e de enfermagem, bem como atualização do cartão de vacinas

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos. Há estudos indicando que o consumo de alimentos ricos em vitaminas como A, D e E, minerais como o selênio, e compostos bioativos como os carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura), além das leguminosas (feijão, ervilha), são componentes da dieta que têm efeito protetor.

Para diagnosticar precocemente os casos de câncer de próstata, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema.
É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.