SEGURANÇA PÚBLICA DO RN CONSIDERA OPERAÇÃO CARNAVAL 2023 EXITOSA


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte divulgou, na manhã desta quinta-feira (23), um balanço da ação conjunta entre os órgãos de segurança pública e instituições parceiras durante o carnaval.

Durante os cinco dias de feriado, cerca de 3.290 agentes foram empregados nas ruas do RN.

De acordo com a Sesed, no período de festas ocorreram 14 homicídios no estado, o que representa uma queda de 30% em relação ao mesmo período de 2022, quando 20 mortes foram registradas.

Na Operação Carnaval 2023, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 249 ocorrências – um aumento de 8% em relação a 2020, último ano em que festas públicas de carnaval foram realizadas antes da pandemia. Ao todo, os Bombeiros realizaram 4.969 orientações preventivas, 3.516 advertências e sete salvamentos em todo o estado (2 em Pipa, 1 em São Miguel do Gostoso, 1 na Praia de Miami, 1 na Barra de Maxaranguape, 1 em Pirangi e 1 na Redinha). Não houve óbitos em praias.

Ao longo dos cinco dias, a Polícia Militar conduziu 160 pessoas, apreendeu 14 armas, recuperou 16 veículos, conduziu 36 pessoas por embriaguez ao volante e 12 por violência doméstica.

No total, de acordo com a Polícia Civil, 19 homens foram presos em flagrante na Grande Natal, suspeitos de praticar crimes contra mulheres. Além disso, foram aplicadas 14 medidas protetivas de urgência na Região Metropolitana.

Os policiais civis ainda realizaram 42 prisões em flagrante, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), 16 Boletins de Ocorrência Cinscunstanciados (BCO) e 310 Boletins de Ocorrência (BO) em delegacias fixas e unidades móveis espalhadas nos municípios.

Este ano, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) atuou de forma integrada com a Polícia Civil. As ações de análises químicas e identificação criminal aconteceram em áreas litorâneas de Natal, nas praias de Pirangi, Pipa e em São Miguel do Gostoso. A instituição também dobrou o efetivo de plantão na cidade de Caicó, um dos principais pontos de folia do Rio Grande do Norte.

Para a Polícia Roviária Federal (PRF), a Operação Carnaval também foi considerada exitosa. Foram realizadas 48 ocorrências policiais, onde 46 pessoas foram detidas e oito veículos foram recuperados. Este ano, 17 foram detidos por alcoolemia (por constatação) – em 2022, foram 23 no mesmo período. Com relação a acidentes, foram 27, sendo sete graves e dois com mortos (um deles foi um indivíduo que caiu da bicicleta e morreu).

Na operação Lei Seca, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), 8.268 veículos foram abordados, 14 armas foram apreendidas e 3.874 testes de alcoolemia foram feitos.

A Operação Carnaval da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) começou no dia 10 de fevereiro e se encerrará apenas no próximo domingo (26). De acordo com o secretário da pasta, Helton Edi, nenhuma intercorrência grave foi registrada até o momento. “Nós temos reforçado as revistas e nada de ilícito foi encontrado durante o carnaval. Nenhuma intercorrência grave de destaque também. A operação está acontecendo na maior normalidade”, revelou.

As forças de segurança destacaram ainda o grande número de foliões nas ruas durante o carnaval. De acordo com o ex-vice-governador do RN e atual Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, o cenário mostra que a população está confiante na segurança pública estadual. “Nós tivemos os dois lados da segurança pública funcionando: a parte objetiva, operacional, materializada e comprovada com esses dados; e o lado subjetivo, que é a sensação de segurança, que faz com que as pessoas saiam de casa com suas famílias para curtir o carnaval”, pontuou.