SENADOR KAJURU PROMETE ABRIR CPI PARA INVESTIGAR JOGADORES DO ABC
O senador Jorge Kajuru (PSB) confirmou que estuda entrar com pedido de CPI nesta terça-feira (28) para investigar conduta dos jogadores do ABC Futebol Clube na partida contra o Vila Nova (GO), em jogo válido pela última rodada da Série B. A vitória dos potiguares, por 3 a 2, impediu o acesso dos goianos à primeira divisão do futebol nacional.
O político goiano garante ter áudio de um dirigente do Atlético Goianiense — rival do Vila Nova — relatando que mandou dinheiro vivo para os jogadores do ABC. “Eu vou entrar com a CPI amanhã (terça-feira, 28), sobre a mala branca sim. Eu peço desculpas à torcida do ABC, porque eu entendo, ela é apaixonada e apaixonada está me xingando. Mas se a torcida tirar a paixão, vai entender que eu tenho razão. Por que eles foram heróis só contra o Vila Nova? Por que não foi heróis bravamente antes? Então eles mostraram que por dinheiro eles fazem tudo para ganhar. Então, para mim, nunca foram heróis do ABC. Eles desrespeitaram a camisa do ABC, e merecem uma CPI sim. Eu vou querer saber quem foi que pagou eles, e eu já tenho a declaração do principal dirigente do Atlético de Goiás, onde ele fala que mandou dinheiro mesmo, mandou dinheiro vivo para eles. 120 ‘paus’ (R$ 120 mil) para cada jogador. Então é real, não tem jeito, eu tenho provas”, disse Jorge Kajuru, em entrevista para o radialista Marcos Lopes.
Antes disso, nas redes sociais, Kajuru alegou que os atletas alvinegros receberam, cada um, “incentivo” de R$ 200 mil para vencer o jogo e atrapalhar os planos do colorado goiano subir à Série A. Além da acusação, o senador fez críticas à dignidade dos atletas. “Os jogadores do ABC de Natal são piores do que prostitutas. As prostitutas são mais éticas do que eles, porque até agora eles não jogaram nada, deixaram o ABC de Natal rebaixado, desmoralizado no Campeonato Brasileiro”, disparou Kajuru, que estava em Natal para assistir ao jogo.
O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN (Safern) vai encaminhar, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, uma manifestação contra o senador goiano Jorge Kajuru, após as polêmicas declarações dele contra o ABC.
Em um comunicado publicado neste domingo, o Safern repudiou as palavras de Kajuru que “difama e injuria todos os jogadores do ABC F.C”. O sindicato aponta que “atingir a dignidade das pessoas afronta cláusulas pétreas inseridas na Carta de Outubro, notadamente o art. 5º e suas derivações”, ao citar as falas do senador goiano.
A nota do Sindicato segue sugerindo uma retratação de Jorge Kajuru. “Sabendo disto, cumpre-nos o dever de sugerir ao jornalista Kajuru que se retrate, publicamente e no mesmo tempo e modo, das gravíssimas acusações proferidas contra os profissionais que defenderam bravamente o centenário clube potiguar, patrimônio nacional, durante a competição finda.”, diz a nota.