TRIBUNAL DE CONTAS ENTREGA MEDALHA DO MÉRITO DINARTE MARIZ A 11 PERSONALIDADES

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregou, nesta sexta-feira (24), a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, que homenageia pessoas que deram relevantes contribuições para o desenvolvimento do Estado.

Foram homenageadas 11 personalidades: Antonio Leite Jales, empresário do ramo de sorvetes; Carlos Eduardo Xavier, secretário estadual da Fazenda; Edilberto Pontes, presidente do IRB; Fernando de Araújo Jales Costa, juiz do TRE/RN; Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário de Segurança do Estado; Geraldo Ferreira Filho, médico anestesista e presidente do Sindicato dos Médicos do RN; Giuseppi da Costa, professor universitário; Luiz Antônio Lourenço de Farias (Tomba), deputado estadual; Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, desembargadora; Nalva Nóbrega Fonseca, que foi técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; e Roberto Wanderley Nogueira, desembargador federal e professor universitário.

O conselheiro Tarcísio Costa fez o discurso de saudação aos homenageados. Ele lembrou da sua trajetória no TCE, aproveitando para deixar um recado para o futuro: “No quadro atual, não vislumbro lugar para aventureiros na administração pública. Ao contrário, vejo como oportuna a participação cada vez mais forte da população, na tomada de decisão dos gestores públicos”, disse. “Considero de bom alvitre que seja encontrada uma fórmula correta de convocar a sociedade civil e organizada para ajudar o TCE na sua missão institucional de fiscalizar de forma preventiva, com respostas céleres, granjeando o respeito dos fiscalizados e jurisdicionados”, enfatizou.

O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes, discursou representando os homenageados. “Uma das principais tarefas de cada geração é deixar um mundo melhor do que o mundo que encontrou. É pelo menos fazer como o apóstolo Paulo, que terminou sua jornada concluindo ter combatido o bom combate”, afirmou.

Instituída em 2003, a concessão anual da Medalha do Mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade, com a participação de autoridades e representantes dos mais variados estratos sociais.