APROXIMAÇÃO DE ROSALBA AO PT É FATO NOVO NA SUCESSÃO 2024 EM MOSSORÓ

O cenário político de Mossoró ganha novos contornos com a possibilidade de aliança eleitoral entre a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT), que ainda não confirmou o nome da deputada estadual Isolda Dantas como pré-candidata no município. Conforme os especialistas políticos, essa união pode resultar em uma frente de oposição forte para a sucessão municipal contra o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que tentará reeleição em outubro.

Segundo o jornalista Cesar Alves, a possibilidade de a ex-prefeita, e ex-governadora do RN, ser candidata com o apoio da federação partidária formada por PT/PV/PCdoB indica uma potencial unificação das oposições em Mossoró. E destacou que Isolda Datas já se declarou a favor de uma frente ampla para disputar a Prefeitura Municipal, construindo um caminho para essa aliança.

 

“Rosalba não é estranha ao ambiente do PT, embora tenha sido uma adversária histórica. Em 2022, ela apoiou a reeleição da governadora Fátima Bezerra. Antes, em 2014, Rosalba votou em Fátima para o Senado. Se voltarmos um pouco mais na história, encontraremos a ex-prefeita no segundo turno das eleições de 2002 apoiando Lula à Presidência da República, em Mossoró”, disse Alves.

 

Ele destacou também a possibilidade de uma aliança entre Rosalba e o PT, juntamente com outros partidos políticos como PV, PCdoB, MDB, Republicanos, Avante, entre outros. “Portanto, Rosalba pode, sim, ser a candidata de uma frente de oposição para enfrentar o prefeito Allyson nas eleições deste ano. Veja que estamos falando de possibilidades. Se isso vai se concretizar, só o tempo, próximo, dará a resposta. É aguardar”, comentou César Alves.

 

A tese de Alves também é defendida pelo jornalista Bruno Barreto. “Essa aproximação já vinha ocorrendo desde o final do primeiro turno das eleições de 2022. A governadora não tem um nome para disputar em Mossoró. Isolda ainda não se colocou à disposição oficialmente. E Rosalba é o único nome da oposição que publicamente foi colocado à disposição para se candidatar”, afirmou.

 

Na visão de Alves e Barreto, essa coalizão representaria uma força considerável na disputa eleitoral, unindo diferentes correntes políticas em torno de um objetivo comum. Rosalba, que já manifestou publicamente sua disposição para concorrer à Prefeitura, busca consolidar sua posição como principal nome da oposição em Mossoró. Sua experiência política e sua trajetória de apoio tanto ao PT quanto à governadora Fátima indicam uma possível convergência de interesses.

 

Além disso, segundo Barreto, “o prefeito Allyson tem uma popularidade muito alta. E parte desta é fruto também de uma omissão muito grande da oposição, que trabalhou muito mal nesses últimos quatro anos. O prefeito vai muito bem na questão de pavimentação, mas em outras áreas ele tem sérios problemas, mas ele é muito bom de marketing e a oposição trabalha muito mal para desconstruir o marketing do prefeito e ele deita e rola em cima disso”

 

CORDIALIDADE

 
A presença de Rosalba no aeroporto para receber ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no último domingo (18), no aeroporto de Mossoró, também chamou atenção dos presentes, evidenciando sua proximidade com figuras importantes do cenário político nacional. O gesto foi bem recebido pela governadora Fátima Bezerra, indicando uma possível aproximação entre as duas líderes.

 

Segundo a jornalista política Chris Alves, Rosalba mantem uma relação de amizade e é próxima de Lewandowski, que a recebeu com um caloroso abraço. “O agora ministro da justiça foi vizinho e fortaleceu laços de amizade com o casal Rosalba e Carlos Augusto em Brasília, quando a Rosa era senadora da República. Sinais, sinais. Quem não se mostrou surpresa, e gostou da presença da ex-prefeita foi a governadora. Cumprimentaram-se com cordialidade. Está claro que Rosalba quer se aproximar da governadora”, afirmou.

 

ALLYSON DESTACA SEUS AVANÇOS

 
Enquanto isso, o prefeito Allyson Bezerra destacou nesta terça-feira (20), em sua mensagem anual à Câmara Municipal, os desafios enfrentados pela gestão, reforçando o compromisso com a transparência e participação da comunidade nas decisões que impactam a cidade. O gestor anunciou diversas prioridades para 2024, incluindo a construção do anel viário para interligar as BRs 110 e 304.

Ele reafirmou o compromisso com uma gestão transparente e participativa, buscando envolver a comunidade nas decisões que impactam a cidade e sua presença na Câmara Municipal reforçou o diálogo e a transparência da gestão. “É um momento significativo para destacarmos a importância da transparência e responsabilidade que temos com Mossoró e com o povo, com a apresentação das metas e prioridades para 2024”.

Allyson Bezerra aproveitou o momento para convidar os vereadores, instituições e segmentos sociais mossoroenses para unir esforços, visando atender cada vez mais às necessidades do município. “O momento exige cooperação e trabalho conjunto para superar os obstáculos e alcançar um futuro mais próspero para todos”, frisou.