EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC TÊM INSCRIÇÕES ABERTAS NO RN COM 381 VAGAS


Os editais do Bloco 1 da Lei Aldir Blanc permanecem com inscrições abertas no Rio Grande até o próximo dia 27 de janeiro, com previsão de 381 vagas (veja mais abaixo o foco dos editais).

Para se inscrever, é necessário acessar a plataforma Mais Cultura RN, através dos passos: maiscultura.rn.gov.br – “Editais” – “Editais PNAB”.

O Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, foi aberto neste mês de janeiro. O Bloco 1, que está aberto, é o primeiro de cinco blocos que serão lançados ao longo do ano.

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN), todo o ciclo 2 – com os blocos que ainda serão lançados – tem investimento previsto de R$ 25 milhões.

O investimento abrange, além dos editais, atividades estruturantes e ações de formação e requalificação de equipamentos culturais, incluindo a finalização do Cine Panorama, em Natal, e a reforma do Teatro Adjuto Dias, em Caicó, além de obras na Casa de Cultura de Macau e na Pinacoteca.

Entenda o Bloco 1

➡️ O “Bloco I – Premiação” é o primeiro de uma série de cinco blocos de editais culturais que compõem o cronograma de 2026.

➡️ Este lote inicial disponibiliza 381 vagas e um investimento de R$ 6.079.000,00, voltados ao reconhecimento de trajetórias e iniciativas artísticas em todo o estado

➡️ Para cada edital lançado, será disponibilizada uma Cartilha Acessível, que explica os documentos de maneira simples e detalhada.

Confira os editais do bloco 1

O Bloco I foca na valorização e premiação de trajetórias e ações culturais realizadas anteriormente no Rio Grande do Norte.

Confira os editais :
Trajetórias Artísticas e Culturais: Reconhecimento da contribuição à memória e identidade potiguar.
Culturas Tradicionais e Populares: Voltado para artesanato, capoeira, movimentos juninos e de carnaval.
Circos Itinerantes Tradicionais: Premiação específica para circos itinerantes tradicionais.
Cultura Urbana e Periférica: Premiar ações realizadas anteriormente em contextos urbanos e periféricos.
Cultura Cigana: Premiar ações que valorizam os conhecimentos e práticas culturais tradicionais ciganas.
Cultura de Povos de Terreiro de Matriz Afro-ameríndia: Premiar ações que valorizam os conhecimentos e práticas culturais dos Povos de Terreiro de Matriz Afro-ameríndia.
Cultura Indígenas: Premiar ações que valorizem os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos indígenas do Rio Grande do Norte.
Cultura Quilombola: Premiar ações que valorizem os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos quilombolas do Rio Grande do Norte.