Postagens

Mostrando postagens de Junho 18, 2015

IRRIGAÇÃO NOS RIOS PIANCÓ E PIRANHAS-AÇU SERÁ SUSPENDA A PARTIR DO DIA 30

Imagem
Com o objetivo de difundir as novas regras emergenciais adotadas para o uso da água dos rios Piancó e Piranhas (entre os municípios de Coremas-PB até Jucurutu-RN), a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu reuniões com usuários de recursos hídricos em cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte entre os dias 25 e 29 de maio. Diante da situação crítica, os órgãos gestores decidiram pela suspensão da irrigação na região a partir do dia 30 de junho, a fim de preservar os estoques de água dos açudes Coremas e Mãe D’Água, com o objetivo de atender à Lei nº 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos) que determina dar prioridade ao abastecimento humano e à dessedentação animal em situações de escassez. Ainda serão feitas avaliações sobre os usos dos recursos hídricos para as atividades de aquicultura. As restrições afetam seis municípios paraibanos e três potiguares e foram definidas em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a…

PREFEITO ABELARDO RODRIGUES SE REÚNE COM A POPULAÇÃO DE TABULEIRO ALTO E OS MORADORES DECIDEM ECONOMIZAR (ÁGUA) PARA NÃO FALTAR.

Imagem
Depois do sucesso da reunião na comunidade da Vila Mestre Severino, a comitiva do prefeito Abelardo Rodrigues, chegou ao distrito de Tabuleiro Alto. O evento que aconteceu na Escola Maria Correia, reuniu um número de pessoas acima do esperado pela secretária de agricultura e Meio Ambiente, organizadores do evento.
Após a apresentação do secretário do Meio Ambiente e Urbanismo Wilderlan Brito, fez a leitura de um ofício do DIBA recebendo uma determinação da Agência Nacional de Água (ANA) para que seja reduzido em 30% a captação da água e o consumo da população para que não haja uma colapso, além de dicas de como a comunidade pode economizar a água para não faltar nas torneiras. 
O secretário de Agricultura Francisco Paiva apresentou os dados estatísticos do abastecimento na comunidade. De acordo com os dados apresentados por Bão, a comunidade consome 192 mil litros de água por dia com a bomba trabalhando 12 horas diárias, o que daria para abastecer 1.745 pessoas, baseadas no estudo da…

COMUNIDADE DE VILA MESTRE SEVERINO TAMBÉM IRÁ ECONOMIZAR (ÁGUA) PARA NÃO FALTAR

Imagem
Ontem, a comitiva do prefeito Abelardo Rodrigues composta dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente e Urbanismo e os vereadores, estiveram presentes na comunidade da Vila Mestre Severino, para conversar com a população sobre a crise hídrica da nossa cidade e região e o que pode ser feito para usar água sem desperdiçar. Boa parte da população residente na comunidade atendeu ao chamado proposta pela prefeitura e participaram da reunião realizada na igreja católica. O primeiro a falar foi o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo que iniciou mostrando a importância de reduzir o consumo, Wilderlan também deu dicas importantes para que os moradores possam economizar água e citou, por exemplo, que a cidade de São Paulo sofre hoje com a falta de água. O secretário da pasta fez a leitura de um ofício do DIBA, onde pede que a prefeitura oriente a todos da determinação da Agência Nacional de Água (ANA) para reduzir a captação da água e o consumo em 30%
A Vila Mestre Severino uti…